Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Diretoria destaca trabalhos realizados em 2015
Início do conteúdo da página

Diretoria destaca trabalhos realizados em 2015

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2015, 12h00

Sem título-2A pesquisa, o desenvolvimento e a revisão de normas e documentos, aliadas ao aumento das fiscalizações realizadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI nas entidades integrantes da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, Autoridades Certificadoras – ACs, Autoridades de Registro – ARs, Instalações Técnicas e Autoridades de Carimbo do Tempo – ACT's, foram os grandes destaques de 2015 para a Diretoria de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI.

O diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos, falou da importância do aumento dos processos de fiscalização e auditoria na ICP-Brasil. “Neste ano tivemos um aumento não apenas nas ações de auditoria, mas também na fiscalização, agindo preventivamente, garantindo o bom funcionamento da ICP-Brasil e o respeito às normas do sistema”, disse Lemos. Um dos fatores que favoreceram o crescimento e a qualidade das fiscalizações realizadas, segundo o coordenador-geral de Auditoria e Fiscalização do ITI, Pedro Cardoso, foi a estabilidade da equipe de auditoria e fiscalização do Instituto, que neste ano não sofreu grandes alterações e manteve a excelência dos processos.

Já na área de normalização e pesquisa, o ano foi de fortalecimento da equipe, com a chegada de novos integrantes. “Com o aumento da equipe tivemos como distribuir as demandas e produzir muito mais neste ano. Tivemos a possibilidade de não apenas cumprir as demandas, mas também houve espaço para o desenvolvimento de pesquisas e novos estudos”, afirmou o coordenador-geral de Normalização e Pesquisa, Wilson Hirata. O reflexo do bom ano foi a aprovação, pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil – CG/ICP-Brasil, da inclusão do novo padrão de assinatura PAdES no DOC-ICP-15, e a parceria com a Fundação Universidade de Brasília – FUB/UnB, para pesquisa e desenvolvimento de um aplicativo que possibilitará a criação e verificação de assinaturas digitais em arquivos PDF. A revisão dos Manuais de Condutas Técnicas – MCTs da ICP-Brasil também foi um importante trabalho realizado.

Para Lemos, a expectativa para 2016 é de crescimento da Infraestrutura. “Temos a expectativa de mais credenciamentos, principalmente de AC's e AR's, por isso, esperamos trabalhar na revisão e no desenvolvimento de normas que tornem os processos de credenciamento e fiscalização ainda mais seguros. Há também a expectativa do início do credenciamento e fiscalização dos Prestadores de Serviço Biométrico – PSBio, nova entidade ICP-Brasil que terá importante papel na captura das biometrias e fortalecimento do combate às fraudes na emissão de certificados”, finalizou o diretor.

Fim do conteúdo da página