Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Palavra do diretor-presidente
Início do conteúdo da página

Palavra do diretor-presidente

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2015, 12h34

dr renato2O fim do ano é sempre momento propício para refletir sobre as atividades que nós, enquanto entidade pública prestadora de relevante serviço, desempenhamos. Os idos de 2015 podem ser considerados vitoriosos por várias razões e gostaria, neste importante espaço de comunicação, de elencar algumas. A primeira delas é a inédita marca de mais de 3 milhões de certificados digitais emitidos no mesmo exercício, fato que nos motiva e nos confirma a imensa responsabilidade enquanto Autoridade Certificadora Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

 

Sem título-4O fim do ano é sempre momento propício para refletir sobre as atividades que nós, enquanto entidade pública prestadora de relevante serviço, desempenhamos. Os idos de 2015 podem ser considerados vitoriosos por várias razões e gostaria, neste importante espaço de comunicação, de elencar algumas. A primeira delas é a inédita marca de mais de 3 milhões de certificados digitais emitidos no mesmo exercício, fato que nos motiva e nos confirma a imensa responsabilidade enquanto Autoridade Certificadora Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Outra atividade permanente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, e que foi o tema mais recorrente de nossos encontros, seminários, fóruns e do próprio Comitê Gestor da ICP-Brasil foi o robustecimento dos mecanismos de segurança na emissão de certificados digitais. Em janeiro, encaminhamos para todas as Autoridades Certificadoras – ACs e Autoridades de Registros – ARs o manual de boas práticas na identificação dos proponentes ao certificado. Neste sentido, a mais nova medida foi a adoção do Sistema de Identificação Biométrica dos requerentes ao certificado digital ICP-Brasil nas AR's, que estabelece a verificação e identificação biométrica no ato presencial de emissão de um certificado.

Após uma agenda repleta de atividades, não poderia deixar de destacar a acreditação de nosso primeiro Organismo de Certificação de Produtos – OCP do Programa de Homologações de Equipamentos. Por si, é tema que merece destaque neste último Boletim Digital de 2015 pelos benefícios que trará a ICP-Brasil e, também, pela internacionalmente reconhecida chancela do Inmetro, o que agrega valor inestimável ao nosso sistema nacional de certificação digital.

Todos os nossos esforços seriam desconhecidos do público se não lançássemos mão das poderosas ferramentas que a comunicação de massa tem ao seu dispor. Ao mesmo tempo, não nos bastou, semelhante a todos os anos, anunciá-los por meio de nossa Assessoria de Comunicação, mas também criar ambientes em que essas novidades pudessem ser apresentadas por seus idealizadores ao nosso público. Em 2015, fizemos duas etapas do CertForum – Fórum de Certificação Digital, além da tradicional etapa nacional em Brasília, realizamos uma em Belo Horizonte, quando fomos presentados com excelentes iniciativas dos setores público e privado de Minas Gerais. Também apoiamos a realização do III Seminário Nacional de Certificação Digital, ocorrido durante a 20ª Cards Payment & Identificantion, e do “The Digital Tour”, simpósio que reuniu autoridades internacionais dos setores público e privado de diferentes ramos do mercado com influência na área de inovação tecnológica para debates e painéis sobre o setor.

Para encerrar essa breve retrospectiva, gostaria de trazer à memória de nossos leitores mais dois importantes feitos deste exercício. Um foi o credenciamento da Autoridade Certificadora do Ministério de Relações Exteriores – AC MRE, a partir da cadeia v4, modelo europeu que adota a tecnologia de curvas elípiticas – brainpool. Com o ato, a AC MRE passou a assinar o novo passaporte brasileiro, aderente ao diretório Public Key Directory – PKD da Organização da Aviação Civil Internacional – ICAO, agência especializada das Nações Unidas que promove a segurança e padroniza os aeroportos e passaportes no mundo. O outro foi a assinatura do acordo de cooperação entre o ITI e a Adobe para a inclusão das cadeias da ICP-Brasil no repositório da Adobe, o que se trata de um marco para a ICP-Brasil já que a partir de agora o certificado digital brasileiro integrará o repositório de certificados da adobe, uma das mais importantes empresas de tecnologia da informação do planeta.

A todos que nos acompanharam, quer presencialmente, quer por meio de nossas publicações, desejo boas festas e um bom início de ano. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação permanecerá vigilante na execução de suas missões governamentais colocando-se sempre ao dispor da sociedade e de todas as entidades que desejam ver um Brasil moderno, integrado com as novas tecnologias e cada vez mais digital.

Boas celebrações.

Fim do conteúdo da página