Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Novos Grupos de Trabalho da Cotec/ICP-Brasil são abertos
Início do conteúdo da página

Novos Grupos de Trabalho da Cotec/ICP-Brasil são abertos

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00

iti hh2Tiveram início na manhã da última quinta-feira, 18 de fevereiro, dois Grupos de Trabalhos – GT's instituídos pela Comissão Técnica Executiva – COTEC/ICP-Brasil. Os Grupos são dedicados a temas de interesse da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, como o uso da certificação digital em dispositivos móveis e a inserção dos certificados das Autoridades Certificadoras – AC's da ICP-Brasil nos repositórios da Fundação Mozilla. Com base nas considerações desses grupos de estudos, a COTEC submeterá os resultados para apreciação e deliberação do Comitê Gestor da ICP-Brasil – CG-ICP-Brasil.

 

Tiveram início na manhã da última quinta-feira, 18 de fevereiro, dois Grupos de Trabalhos – GT's instituídos pela Comissão Técnica Executiva – COTEC/ICP-Brasil. Os Grupos são dedicados a temas de interesse da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, como o uso da certificação digital em dispositivos móveis e a inserção dos certificados das Autoridades Certificadoras – AC's da ICP-Brasil nos repositórios da Fundação Mozilla. Com base nas considerações desses grupos de estudos, a COTEC submeterá os resultados para apreciação e deliberação do Comitê Gestor da ICP-Brasil – CG-ICP-Brasil.

O primeiro Grupo a inciar os trabalhos, GT-1, tem como temas para estudo a possível regulamentação do uso do certificado digital ICP-Brasil em dispositivos móveis, assunto de grande interesse para os usuários da certificação digital. Além disso, também serão debatidas as propostas  de redução das aplicações do certificado tipo A1, o fim do certificado A2, a reformulação do certificado de sigilo “S” e a regulamentação de certificados tipo IoT – Internet das Coisas. O grupo terá reuniões semanais.

Já o GT-4 trabalhará na busca por um entendimento final sobre a inserção dos certificados da ICP-Brasil no repositório da Fundação Mozilla e em seu navegador Firefox. Além disso, também será debatida a possível obrigatoriedade da habilitação das Autoridades Certificadoras – AC's, que emitem certificado SSL, junto ao Cab Fórum para emissão do certificado ICP-Brasil SSL-EV. Os encontros para debates serão realizados quinzenalmente.

Nas reuniões foram apresentados os membros dos GT's e o coordenador dos Grupos, o assessor técnico do ITI, Ruy Ramos, fez uma breve introdução sobre os temas a serem debatidos. Participaram do encontro o coordenador-geral de Normalização e Pesquisa do ITI, Wilson Hirata, e o assessor técnico do Instituto, Jorge de Oliveira. Os Grupos contam ainda com representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro, da Caixa Econômica Federal, da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net, do Laboratório de Segurança em Computação da Universidade Federal de Santa Catarina – LabSEC/UFSC, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, da Sociedade Brasileira de Computação – SBC, da DigitalSing, da Bry e da e-Sec.

Fim do conteúdo da página