Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Serviço Livro Digital, da Jucemg, faz uso do certificado ICP-Brasil
Início do conteúdo da página

Serviço Livro Digital, da Jucemg, faz uso do certificado ICP-Brasil

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 10h29

LogoICP15anos3Teve início, na última semana, uma nova fase do Projeto JucemgDigital, da Junta Comercial do Estado de Minhas Gerais – Jucemg e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sede. A autenticação online dos livros contábeis das empresas mineiras está funcionando pelo site www.jucemg.mg.gov.br. O serviço, Livro Digital, dá continuidade às ações do órgão, que pretende atender de forma 100% digital o empresariado do estado.

Teve início, na última semana, uma nova fase do Projeto JucemgDigital, da Junta Comercial do Estado de Minhas Gerais – Jucemg e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sede. A autenticação online dos livros contábeis das empresas mineiras está funcionando pelo site www.jucemg.mg.gov.br. O serviço, Livro Digital, dá continuidade às ações do órgão, que pretende atender de forma 100% digital o empresariado do estado.

A implantação do Livro Digital e a modernização do atendimento da Jucemg impactam positivamente mais de 40 mil empresas de Minas Gerais. A autenticação online dos livros contábeis – que registram todas as operações comerciais das empresas – eliminará o consumo de mais de 27 mil páginas de papel por dia.

Com a mudança, não será mais realizada a autenticação de livros em papel. O procedimento será somente via Sistema Público de Escrituração Digital – SPED para as empresas que estão obrigadas conforme Instruções Normativas da Receita Federal do Brasil, ou pelo sistema do Livro Digital, disponibilizado pela Jucemg, com a escrituração assinada digitalmente com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, a nova fase da JucemgDigital é mais um passo para um estado desburocratizado. “A cada fase que avançamos estamos aumentando o potencial de mercado de Minas Gerais e trabalhando para que o estado se torne cada vez mais competitivo para o empresário”, destacou.

O projeto da JucemgDigital teve início em novembro de 2015 e já permite que abertura e fechamento de empresas seja realizado em até uma hora, representando agilidade, redução de custos e desburocratização. A previsão é de que até julho de 2016, todos os serviços da Jucemg sejam disponibilizados pelo site www.jucemg.mg.gov.br

Fim do conteúdo da página