Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > ITI tem tarde de palestras sobre segurança da informação
Início do conteúdo da página

ITI tem tarde de palestras sobre segurança da informação

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2016, 11h57

14423679 1159686104105979 1972406354 oRepresentantes do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações – DSIC da Casa Militar da Presidência da República – CM/PR ministraram, na tarde de ontem, 21 de setembro, na sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, as palestras “Conscientização sobre Segurança da Informação e Comunicações” e  “Tratamento a Incidentes de Segurança em Redes de Computadores”. As apresentações foram abertas a todos os colaboradores do Instituto.

O coordenador de Operações da Coordenação-Geral de Operações do ITI Luís Carlos Porto destacou a importância da ação, uma forma de capacitar e atualizar os colaboradores do ITI em assuntos que envolvem segurança da informação. “O ITI trabalha diretamente com segurança da informação, dessa forma, é interessante que todos os que aqui trabalham tenham conhecimentos básicos sobre o tema”, afirmou Porto.

A primeira palestra foi realizada pelo assistente militar do Gabinete de Segurança Institucional GSI/PR Alcimar Rangel, que falou sobre segurança da informação e comunicações. Em sua exposição, Rangel mostrou que para se obter a proteção de dados e redes é importante a participação de todos e não apenas daqueles que trabalham diretamente com tecnologia da informação. “É importante que todos tenhamos cuidado com pequenas coisas, como com a utilização do e-mail institucional e as informações que passamos para estranhos via telefone”, disse Rangel.

Em seguida, Maurício Leite e Alexandre Ribeiro, ambos do DSIC/CM/PR, falaram sobre a criação de Equipes de Tratamento e Respostas a Incidentes em Redes Computacionais – ETIR, apresentaram o Centro de Tratamento de Incidente de Redes da APF – CTIR Gov/DSIC/CM/PR, sua missão Institucional, metodologia e desafios, além de apresentar os dispostos na Norma Complementar nº5/IN01/DSIC/GSIPR/2008 e na Norma Complementar nº8/IN01/DSIC/GSIPR/2008.

Fim do conteúdo da página