Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > ITI e Denatran trabalham em parceria
Início do conteúdo da página

ITI e Denatran trabalham em parceria

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 12h06

denatranRepresentantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI receberam na tarde de ontem, 24, na sede do Instituto, em Brasília, o coordenador geral substituto de Informatização e Estatística do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran Diego Oliveira. O encontro teve por objetivo a troca de informações entre os órgãos para o desenvolvimento de aplicações com o uso da tecnologia do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI receberam na tarde de ontem, 24, na sede do Instituto, em Brasília, o coordenador geral substituto de Informatização e Estatística do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran Diego Oliveira. O encontro teve por objetivo a troca de informações entre os órgãos para o desenvolvimento de aplicações com o uso da tecnologia do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Com a meta de continuar a atualizar, modernizar e melhorar sua gestão, o Denatran tem buscado alternativas para oferecer à população serviços online, evitando a necessidade do comparecimento pessoal. Um dos exemplos dessa iniciativa é o Sistema de Notificação Eletrônica que começa a funcionar no dia 1º de novembro. Além disso, o Departamento procura opções para tornar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH mais moderna e segura.

Para alcançar esses objetivos, Oliveira reuniu-se com integrantes do ITI para tirar dúvidas sobre o uso e os benefícios da certificação digital ICP-Brasil. Participaram da reunião, representando o ITI, o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização Pedro Paulo Lemos, o assessor da presidência do Instituto Eduardo Lacerda, o coordenador geral de Auditoria e Fiscalização Pedro Pinheiro, o coordenador geral de Normalização e Pesquisa Wilson Hirata e o assessor técnico Jorge de Oliveira.

“Esse tipo de iniciativa é muito importante para desburocratização do governo. O ITI está sempre disponível para auxiliar àqueles que desejam encontrar alternativas seguras para trocar o meio físico pelo digital. Além disso, é uma forma de aumentar o número de usos do certificado digital, tornando ainda mais interessante a aquisição do documento”, afirmou Lemos. As tratativas entre o ITI e o Denatran devem continuar. O objetivo é que já em 2017 novos sistemas, que vão fazer uso do certificado ICP-Brasil, sejam disponibilizados pelo departamento.

Fim do conteúdo da página