Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > COTEC debate temas de interesse da ICP-Brasil
Início do conteúdo da página

COTEC debate temas de interesse da ICP-Brasil

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2013, 00h00

Nos dias 3 e 4 de junho aconteceu, na sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, as reuniões da Comissão Técnica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – COTEC/ CG ICP-Brasil. A Comissão, presidida pelo diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, tem por objetivo debater questões técnicas de temas que posteriormente serão encaminhadas ao Comitê Gestor da ICP-Brasil.

No primeiro dia da COTEC foram debatidas a Minuta de Resolução que regulamenta a portabilidade de solução tecnológica  das Autoridades Certificadoras – AC's subsequente à AC Raiz, no âmbito da ICP-Brasil, e a Minuta de Resolução que altera a Estrutura do DN-Distinguished Name. Os temas foram apresentados pelo coordenador-geral de Auditoria e Fiscalização do ITI, Pedro Cardoso, e em seguida debatidos por  participantes da Comissão.

A apresentação do relatório final do Grupo de Trabalho – Pades  foi o tema do segundo dia da COTEC. O coordenador-geral de Normalização e Pesquisa do ITI, Wilson Hirata,  apresentou o padrão de assinatura digital - Pades (PDF ADVENCED Eletronic Signatures) que permite a utilização de assinaturas digitais em arquivos PDF. Foram debatidos os benefícios, custos, formatos e outras questões técnicas do projeto.

Participaram da reunião representantes do ITI – o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, o Procurador Federal Chefe, André Garcia, o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização, Pedro Paulo Machado, o assessor da presidência, Eduardo Lacerda, o coordenador-geral de Auditoria e Fiscalização, Pedro Cardoso, o coordenador-geral de Normalização e Pesquisa, Wilson Hirata, o coordenador-geral de Operações, André Caricatti, o coordenador-geral de Segurança da Informação, José Gonçalves e o assessor técnico, Ruy Ramos.

A reunião da COTEC contou ainda com a participação de representantes das seguintes instituições – Ministério da Fazenda, Sérgio Fuchs e Gilberto Netto, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, José Ney Lima, Ministério da Justiça, Michel Nogueira, Gabinete de Segurança Institucional – GSI/PR, José Antônio Barbosa, FEBRABAN, Wander Blanco, Camara E-Net, Paulo Kulikovsky, Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE, Marcus Vinícius Ribeiro, Sociedade Brasileira de Computação – SBC, Jeroen Graaf, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, Allan Gomes, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro, Ana Amélia Menna, SERASA, Patrícia Leite e Certisign, Maurício Balassiano.

O vídeo da reunião da COTEC estará disponível em breve no Canal do ITI no Youtube.

Fim do conteúdo da página