Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Embaixador brasileiro enaltece atuação do ITI em Cabo-Verde
Início do conteúdo da página

Embaixador brasileiro enaltece atuação do ITI em Cabo-Verde

Publicado: Quarta, 06 de Março de 2013, 00h00

Entre os dias 18 e 23 de fevereiro, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, representado por seu coordenador-geral de Auditoria e Fiscalização, Pedro Pinheiro Cardoso, e pelos auditores Ailton Tiscate e Alexandre Ribeiro, concluiu mais uma etapa do projeto de cooperação técnica intitulado ' Reforço Institucional da Infraestrutura de Chaves Públicas de Cabo Verde'. Durante esse período, os servidores do ITI realizaram a auditoria pré-operacional nas instalações da Entidade de Certificação Raiz de Cabo Verde.

Métodos de trabalho, testes de funcionamento, treinamentos, dentre outros temas, integravam a extensa pauta de atividades da delegação brasileira em terras africanas. Os trabalhos, segundo o coordenador-geral de Auditoria e Fiscalização, Pedro Pinheiro Cardoso, foram intensos e bastante produtivos. Segundo o coordenador, Cabo Verde já detém infraestrutura suficiente para iniciar, em breve, as atividades de uma Infraestrutura de Chaves Públicas – ICP.

Tanto trabalho rendeu aos servidores do ITI uma honrosa menção por parte do embaixador do Brasil em Cabo Verde, João Inácio Oswald Padilha. Segundo o embaixador, a equipe do ITI foi extremamente colaborativa e focada na cooperação técnica entre Brasil e Cabo Verde. "Embora o trabalho de auditoria tenha natureza fiscalizatória, a equipe brasileira teve a preocupação de esclarecer os técnicos cabo-verdianos sobre o foco central da missão. Desde o primeiro momento, frisaram que o objetivo é transferir conhecimento sobre o modo como a auditoria é feita pelo ITI, evitando melindres com relação à eventual avaliação da capacidade operacional da instituição cabo-verdiana e moldando a atividade aos interesses da cooperação", comentou.

O próximo passo do projeto de cooperação técnica será o treinamento de profissionais de auditoria para atuarem na AC Raiz cabo-verdiana. O Brasil, representado pelo ITI, tem a missão de capacitar profissionais do governo cabo-verdiano para operarem o sistema de certificação digital do país, além de prestar assessoria técnica e administrativa.

Fim do conteúdo da página