Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > ITI participa de debate sobre criação do mapa de certificação digital no Brasil
Início do conteúdo da página

ITI participa de debate sobre criação do mapa de certificação digital no Brasil

Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2012, 22h00

Na ultima quinta-feira (6) aconteceu a 6° reunião do Grupo de Trabalho da Certificação Digital - conjunto de representantes das principais entidades que discutem sobre a certificação digital. Estiveram presentes representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), das Autoridades Certificadoras de 1° nível da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a saber, Caixa Econômica Federal, Certisign, Serasa e Valid, do Fórum Permanente das Micro e pequenas empresas, presidido pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

Durante a reunião foi aprovada a criação do Mapa da Certificação Digital no Brasil. Trata-se de um guia da certificação no País que ,dentre outras funcionalidades, terá a opção de atualizar em tempo real os endereços das Autoridades Certificadoras (AC). Segundo o assessor da presidência do ITI, Sérgio Cangiano, o mapa permitirá ao cidadão ou empresas interessados em adquirir um certificado digital ICP-Brasil encontrar o posto mais próximo de atendimento. “O mapa digital do Brasil com informações das Autoridades de Registro e suas marcas vai disseminar ainda mais as facilidades para o uso da certificação digital. O Grupo de Trabalho já havia acertado na publicação da cartilha sobre certificação digital e demonstra mais uma vez estar no rumo certo com a aprovação do mapa”, comentou.

Na oportunidade, o assessor técnico do ITI, Ruy Ramos, apresentou o modelo de certificado de atributo da ICP-Brasil e os principais conceitos e aplicações dessa modalidade de certificação. "O Certificado de Atributo (CA) é a mais recente tecnologia da ICP-Brasil que deverá agregar muito valor as aplicações de GED (Gestão Eletrônica de Documentos); declarações e certidões, por exemplo, podem ser emitidas no formato de CA, e com isso dar autenticidade e legitimidade às transações eletrônicas. O CA juntamente com o Padrão de Assinatura Digital, o Carimbo de Tempo e o próprio Certificado Digital são instrumentos que viabilizam o GED,” destacou.

A reunião, realizada na sede da Fenacon, em Brasília, contou com a participação de Valdir Pietrobon e Carlos Roberto Victorino (Fenacon), Rosângela Bastos (Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas), Leonardo Gonçalves (Certisign), Eduardo Folly (Serasa), Hélio Ribeiro (Valid), e de Marília de Castro, Henrique José Santana e Rodrigo Ferraz (Caixa Econômica Federal).

 


Fim do conteúdo da página