Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Membro do ITI ministra curso de capacitação em Cabo Verde
Início do conteúdo da página

Membro do ITI ministra curso de capacitação em Cabo Verde

Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2012, 21h00

O coordenador-geral de Normalização e Pesquisa do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Wilson Hirata, realizou curso de capacitação para funcionários da Agência Nacional das Comunicações (ANAC), que trabalham na implantação da Infraestrutura de Chaves Públicas de Cabo Verde (ICP-CV), do Banco Central, da Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos (SISP), do Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSi), do setor de cartórios e empresas privadas de Cabo Verde. O curso foi ministrado entre os dias 21 e 27 de setembro na sede da Anac, localizada na Cidade da Praia, capital do país.

Segundo o coordenador-geral, durante a capacitação houve exposições sobre os conceitos técnicos relacionados à certificação digital desde a concepção do documento eletrônico, suas regras, procedimentos lógicos e matemáticos como algoritmos, até aspectos de conexão segura. Hirata explica que o modelo de certificação digital a ser adotado por Cabo Verde é similar ao brasileiro. “Essa capacitação serviu para apresentar noções fundamentais que nortearão a condução da instituição da ICP de Cabo Verde. Capacitamos funcionários públicos e outros profissionais do setor privado que prestarão serviços com certificação digital. O governo cabo-verdiano pretende implantar um cartão único para o cidadão que funcionará como a cédula de identidade no país e o passaporte eletrônico. Esses documentos terão certificados digitais ICP-CV. Por isso, é importante que essa capacitação ocorra para que a implantação e gerenciamento da ICP-CV bem como a emissão de certificados digitais com base em padrões internacionais”, explicou.

Encontros

Durante a estada no país, Hirata foi recebido em duas oportunidades pelo embaixador do Brasil em Cabo Verde, João Inácio Oswald Padilha. Na oportunidade, o coordenador-geral falou sobre os projetos de capacitação técnica e implantação de uma ICP em Cabo Verde pelo ITI.  Também houve um encontro entre o coordenador-geral de Normalização e Pesquisa do ITI e o presidente da Imprensa Oficial de Cabo Verde, Lucídio Mendes Moreira que demonstrou interesse em utilizar a tecnologia ICP nos serviços prestados pela empresa cabo-verdiana.

Memória

Em 2011, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Agência Nacional das Comunicações de Cabo Verde (ANAC) firmaram acordo de cooperação técnica e científica que previa a implantação da Infraestrutura de Chaves Públicas de Cabo Verde (ICP-CV). De acordo com o documento “Reforço Institucional da ICP-CV”, o Brasil, representado pelo ITI, tem a missão de capacitar 40 profissionais do governo cabo-verdiano para operarem o sistema de certificação digital do país, além de prestar assessoria técnica e administrativa.

Fim do conteúdo da página