Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Bancos marcam presença no 10° CertForum – etapa Brasília
Início do conteúdo da página

Bancos marcam presença no 10° CertForum – etapa Brasília

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2012, 21h00

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Caixa Econômica Federal e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) realizaram apresentações sobre a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) aplicada às suas rotinas e serviços. Intitulada de “Certificação Digital: segurança nas transações bancárias”, os trabalhos da mesa foram iniciados pelo diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Pedro Paulo Lemos Machado, que destacou o pioneirismo dos sistema bancário brasileiro na adoção de certificados digitais ICP-Brasil. “Há dez anos entrava em funcionamento o Sistema de Transferência de Reservas (STR) do Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB). Esse pioneirismo dos bancos brasileiros deve ser ressaltado uma vez que colocou nosso país na era da instantaneidade das transações, permitindo à ICP-Brasil integrar uma iniciativa tão exitosa”, destacou o diretor.

Por sua vez, a coordenadora da Subcomissão de Segurança da Informação da Febraban, Francimara Viotti, destacou os fatores que motivaram à adoção da tecnologia ICP-Brasil pelo sistema bancário. Para a coordenadora, a responsabilidade sócio-ambiental, a eficiência operacional e a possibilidade de evitar fraudes foram decisivas. “Trata-se de uma tecnologia desburocratizante que permite realizar transações eletrônicas de maneira prática, segura e legal. Eliminamos prejuízos, otimizamos os serviços prestados e evitamos fraudes em todos os trâmites. O contrato de câmbio eletrônico, assinado com certificados ICP-Brasil, por exemplo, custa 5,47 vezes menos do que a convencional, é rápido e já conta com a preferência da maior parte dos clientes”, destacou.

Representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no Comitê Técnico da ICP-Brasil e  gerente Nacional de Certificação Digital da Caixa Econômica Federal, Wander Blanco palestrou sobre o Sistema de Compensação Digital Brasileiro por Imagem (Compe), apresentando os benefícios da nova modalidade bancária. “Quando substitui-se o trâmite físico do cheque pelo Compe por imagem, os cheques, nesse novo sistema, iniciam seu processo de compensação na própria agência em que é depositado. Com isso, há uma redução do prazo de compensação de vinte para, no máximo, dois dias úteis. A compensação eletrônica permite que exista uma harmonização do horário de expediente bancário, que não fica mais condicionado ao horário limite para transporte dos cheques físicos a serem compensados. Outro fator relevante é que 15 mil toneladas de CO2 deixam de ser lançadas na atmosfera, já que cerca de 37 milhões de quilômetros deixaram de ser percorridos”, avalia.

Por fim, o superintendente Executivo de Segurança da Informação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Jorge Krug, falou sobre a possibilidade de o sistema bancário utilizar a Cloud Computing (navegação em nuvem) protegido pela certificação digital ICP-Brasil. “A ICP-Brasil oferece uma autenticação forte, o não-repúdio em caso de contestação jurídica e uma terceira parte confiável e acreditável, no caso, a Autoridade Certificadora. Para um banco, a autenticação forte e inequívoca é fundamental para a solução em nuvem e a ICP-Brasil é a alternativa”, finalizou.

Fim do conteúdo da página