Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Serpro lança "Processo Verde"
Início do conteúdo da página

Serpro lança "Processo Verde"

Publicado: Terça, 10 de Julho de 2012, 21h00

Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lança o “Processo Verde”, inovação que pretende eliminar o uso de papel nos processos de compra da empresa. Segundo a empresa, 800 folhas no formato A4 são utilizadas em cada processo de compra. A ideia é que em 2013 esse procedimento seja totalmente eletrônico e assinado com certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Para o superintendente de Aquisições e Contratos do Serpro, Luiz Turbay, embora o serviço público ainda seja conservador em questões processuais, a mudança é necessária e deve ocorrer gradualmente, possibilitando que os envolvidos nos processos percebam os benefícios do documento eletrônico. “A automação trará ao empregados diretamente envolvidos um outro enfoque no papel que eles exercem. Apostamos em uma melhor qualificação do processo, onde o trabalho braçal com pouca agregação de valor dará lugar a um trabalho mais analítico e estratégico para a corporação e para a sociedade”, destaca Turbay.

O superintendente explica que o "Processo Verde" terá início em Brasília e em São Paulo e que não haverá digitalização de processos já existentes, mas que os que surgiram em papel serão assim concluídos. “O processo verde terá início nas aquisições efetuadas pela Sede e por parte da Regional São Paulo, onde o foco está na eletronização das compras corporativas e de TI. Não faremos processos redundantes. O que começa "verde" terminará "verde", sem duplicidade na forma tradicional. Não transformaremos em verde o que começou "azul". Estes permanecerão "azuis" até o final”.

O superintendente acredita que haverá não somente a economia de papel, hoje em torno de 1 milhão de cópias por ano, mas outras economias como o custo de guarda, recuperação, melhor gestão, agilidade no atendimento a outros órgãos, pronto atendimento à Lei de Acesso à Informação, segurança, atualização imediata, encerramentos contratuais seguros e ágeis, dentre outros. A implantação do “Processo verde” se dará nos locais já descritos a partir do segundo semestre de 2012. Haverá treinamentos para todos os compradores e empregados envolvidos em processos de aquisição para que, em 2013, toda e qualquer ação processual do Serpro seja executada na modalidade "verde".

"Para darmos transparência e segurança ao sistema, somente empregados com certificação digital da ICP-Brasil e previamente treinados e cadastrados poderão autuar documentos nos processos. O Serpro possui outorga do ITI para certificar seus empregados. Todo o sistema possui Log, o que significa dizer que teremos total controle de quem, quando e como acessou, consultou ou autuou documentos no sistema", finalizou.

Luiz Turbay, do Serpro: o "Processo Verde" começa a ser implantado em Brasília e São Paulo

Fim do conteúdo da página