Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Presidente do ITI comenta sobre a participação na RIO+20
Início do conteúdo da página

Presidente do ITI comenta sobre a participação na RIO+20

Publicado: Terça, 26 de Junho de 2012, 21h00

Entre os dias 18 e 23 de junho, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou de importantes debates durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro. O ITI foi representado por seu presidente, Renato Martini, e pelo assessor técnico, Antônio Sérgio Borba Cangiano.

Martini destacou, entre as atividades das quais o ITI participou, a assinatura do Pacto da Economia Digital pela Sustentabilidade, celebrada na última sexta-feira (22). Para o presidente do ITI, o ato foi um momento ímpar onde governo e sociedade civil concordaram que o estabelecimento de um padrão de sustentabilidade em TI será decisivo para que os diversos setores da sociedade evolvam-se com as questões ambientais.

“O documento atribui ao ITI a responsabilidade de definir métricas que avaliem quantitativa e qualitativamente determinadas práticas de sustentabilidade em TI, como a digitalização de processos, por exemplo. Os demais entes que são signatários do acordo (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Federação Interamericana do Advogados (FIA), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e outros 20 integrantes do Comitê de Sustentabilidade da Camara-e.net) concordam sobre a importância de formalizar melhores e mais sustentáveis práticas e gerar essa nova cultura nas pessoas”, comentou.

Segundo Renato Martini, a repercussão nos veículos de comunicação merece ser destacada uma vez que o ITI foi mencionado positivamente em inúmeras reportagens veiculadas na internet. “A Rio+20 entrou para a história com um dos mais importantes eventos realizados no mundo sobre desenvolvimento sustentável. Quando veículos de comunicação estampam em suas manchetes a participação do ITI em um acontecimento como esse, cabe a nós uma autocrítica positiva sobre nossa responsabilidade, compromisso e dedicação ao tema. Estamos satisfeitos com a participação do ITI na Rio+20”, finalizou.

Fim do conteúdo da página