Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Segurança da informação é tema de palestras no ITI
Início do conteúdo da página

Segurança da informação é tema de palestras no ITI

Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2012, 21h00

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) promoveu na manhã desta quarta-feira, 6 de junho, reunião do grupo técnico de trabalho que integra o Comitê de Segurança da Informação e Comunicações do Instituto. O evento, que contou com a participação de membros do ITI, do Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores da Administração Pública Federal (CTIR) e da Coordenação-Geral de Gestão de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), é uma iniciativa do ITI que pretende aproximar os entendimentos sobre o tratamento de informações diversas criadas ou geridas pelo ITI.

Palestraram no evento o Coordenador-Geral de Gestão de Segurança da Informação e Comunicações, cel. Cicero Rosa Prestes Filho e o assessor técnico, cap. Alcimar Sanches Rangel, ambos do GSI/PR, além do coordenador-geral de Tratamento de Incidentes de Redes, Geraldo Dantas da Silva e do assessor técnico, maj. Jeferson Dias Barbosa, membros do CTIR. O objetivo das apresentações foi nivelar os entendimentos sobre políticas de segurança da informação, o tratamento de informações e a gestão das informações criadas e custodiadas na Administração Pública Federal.

Para o chefe de serviço da Coordenação de Desenvolvimento, Infraestrutura e Suporte (Codis) e gestor do Comitê de Segurança da Informação e Comunicações do ITI , João Mafalda de Carvalho Filho, o Instituto progrediu na institucionalização das políticas de segurança da informação com a adoção de novas culturas e com a publicação de normativos que ampararam todas as medidas tomadas para a conscientização sobre as melhores práticas ao acessar a web, garantindo a segurança e melhor aproveitamento dos recursos de internet. “Há um ano iniciamos os trabalhos que visavam instaurar uma nova cultura de acesso à rede por parte dos colaboradores do ITI. Desde então, houve a reestruturação de nossa rede e dos serviços de suporte ao usuário, a publicação de três portarias (11, 19 e 25 de 2012) que balizam nossas ações e a participação decisiva de todas as áreas envolvidas no ITI para a institucionalização das políticas de segurança da informação e comunicações”, enfatizou.

Fim do conteúdo da página