Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > 10°CertForum - etapa Goiânia: governo do Estado investe em desmaterialização de processos
Início do conteúdo da página

10°CertForum - etapa Goiânia: governo do Estado investe em desmaterialização de processos

Publicado: Terça, 05 de Junho de 2012, 21h00

Na próxima semana, dia 14 de junho, Goiânia sediará pela primeira vez uma etapa do 10°CertForum - Fórum de Certificação Digital, evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). Empresas, órgãos públicos e universidades estão entre os públicos esperados para o Fórum que promoverá importantes debates sobre a utilização da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) como ferramenta que integra as melhores práticas na gestão de documentos eletrônicos, conferindo autenticidade, integridade e validade jurídica em suas ações.

Entre as principais atividades econômicas de Goiânia, estão o comércio, o serviço público, a agropecuária e a indústria. No entanto, com o advento das novas tecnologias da comunicação e informação (TICS), a capital goiana ruma para o novo horizonte da informatização, quebrando paradigmas e propondo culturas de sustentabilidade. Prova disso são as iniciativas desenvolvidas pelo governo local que estimulam o estabelecimento de novas empresas do ramo de Tecnologia da informação - TI (Programa Goiânia Digital) e adotam gestões eletrônicos no âmbito da administração pública estadual (eDoc).O Programa Goiânia Digital pretende colocar Goiânia entre os mais importantes polos de TI do País.

Para isso, a capital ofereceu isenções fiscais às empresas de Tecnologia da Informação que aderiram ao programa e focaram suas atividades na capacitação profissional, no desenvolvimento de novas TICS e em economia digital. Já o eDOC é um portal onde o cidadão pode requerer, de maneira eletrônica, a numeração predial oficial, o uso do solo para fins comerciais, consulta de processos, alvarás de funcionamento, dentre outros. O eDOC foi criado para simplificar os trâmites de documentos fornecidos pela Prefeitura, não sendo necessários o descolamento físico a balcões de atendimento e a impressão desses documentos.Com esses são exemplos práticos, Goiânia faz jus à escolha de sediar uma etapa do CertForum, o maior e mais tradicional fórum sobre certificação digital do Brasil, além de permitir aos participantes do evento que realizem acertadas impressões sobre o desenvolvimento do Estado, em iniciativas públicas e privadas, a partir da implantação de serviços com o uso de certificados digitais ICP-Brasil.

O 10º CertForum é gratuito e destinado a desenvolvedores, especialistas, acadêmicos, estudantes, gestores governamentais dos três níveis (federal, estadual e municipal), consumidores da tecnologia e demais interessados em certificação digital e tecnologia da informação. Todos os inscritos no 10º CertForum receberão um e-mail de confirmação na semana que antecede o evento. Além disso, os que realizarem a inscrição dentro do prazo estabelecido (até 13 de maio) receberão gratuitamente um certificado de participação. Acesse e confira: http://certforum.iti.gov.br 

 

Fim do conteúdo da página