Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > 10ºCertForum - etapa São Paulo
Início do conteúdo da página

10ºCertForum - etapa São Paulo

Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2012, 21h00

Ocorreu nesta quarta-feira, 11 de abril, o 10º CertForum – etapa São Paulo. O Fórum, maior encontro de entidadades envolvidas com a certificação digital ICP-Brasil, acontece simultaneamente a 17ª CARDS Payment and Identification, importante evento sobre o setor de cartões e meios eletrônicos de pagamento.

A abertura do CertForum paulista contou com a participação do presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Delfino Souza, da diretora de Relacionamento com o Segurado da São Paulo Previdência (SPPrev), Maria Nunes Pires e do diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani. O tema do debate foi o “Plano Nacional de Desmaterialização de Processos: o uso da certificação digital da ICP-Brasil na desburocratização da Administração Pública”.

Ao iniciar os diálogos da primeira mesa, Renato Martini disse que o CertForum é a oportunidade de prestar contas à sociedade, dando publicidade às ações do Governo Federal e permitindo que o empresariado paulista, grande utilizador da certificação digital ICP-Brasil, perceba o protagonismo do Brasil na adoção e disseminação de novas tecnologias. "O CertForum tem pautado discussões nos diversos setores da sociedade em função de sua característica eclética. Entes públicos, privados e organizações como a SOS Mata Atlêntica dão continuidade aos debates e fomentam políticas, investimentos e adoções tecnológicas", enfatizou Martini.

Clique para ouvir mais sobre o que o presidente do ITI, Renato Martini, falou a respeito do Plano Nacional de Desmaterialização.

https://soundcloud.com/edmar-ara-jo/plano-nacional?in=edmar-ara-jo/sets/renato-martini-presidente-do

Por sua vez, Delfino Souza destacou a assinatura do acordo que implantará o Plano Nacional de Desmaterialização (PNDProc) como um marco histórico para o Governo Federal. Segundo o secretário, já existem trâmites processuais totalmente eletrônicos que prefiguram o PNDProc, mas apenas a assinatura eletrônica com certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) dará a esses trâmites a legalidade requerida na admnistração pública. “Todos os documentos nascem eletrônicos, mas em algum momento eles precisam ser impressos para que recebam vistos de gestores, carimbos e encaminhamentos necessários e exigidos pela burocracia. O certificado digital é o elemento que falta para que documentos permaneçam totalmente eletrônicos, dando confiabilidade, segurança, integridade e validade jurídica”.

Exemplificando o que foi explicado por Delfino Souza, a SPPrev realizou apresentação sobre como os processos totalmente eletrônicos na previdência social paulista modernizaram a gestão de documentos e abriram caminhos para que todos os serviços prestados ao cidadão fossem otimizados. "O gerenciamento e a salvaguarda de documentos são fatores críticos para a segurança e celeridade dos processos de trabalho e dos procedimentos operacionais da autarquia. Os arquivos da SPPrev eram compostos, em sua maioria, de documentos em papel, sendo apenas uma pequena parcela submetida a procedimentos de digitalização e armazenamento digital. Logo, o acervo físico era o único repositório disponível, não havendo cópias de segurança, além do que o constante manuseio leva à degradação progressiva e irreversível das informações", enfatizou Maria Nunes Pires, da SPPrev.

Mauro Mantovani concordou com as exposições realizadas, destacou a importância das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) como propulsoras de qualidade de vida e afirmou que a desmaterialização de processos está entre os mais importantes paradigmas necessários para a implantação de um verdadeiro desenvolvimento sustentável. “Redes sociais já substituíram telegramas e e-mails são mais ergonômicos e práticos do que cartas. Esses são pequenos exemplos de serviços prestados pelas empresas que mais lucram no mundo. E só lucram tanto porque avançaram para este universo onde o uso dos insumos como papel, água, carbono e energia elétrica tornaram-se exceções”.

Clique para ouvir o presidente do ITI, Renato Martini, falando a respeito da etapa SP do 10º CertForum.

Sobre o 10º CertForum
https://soundcloud.com/edmar-ara-jo/renato-sobrecertforum-sp
Sobre os cases apresentados
https://soundcloud.com/edmar-ara-jo/renato-cases-spprev
A avaliação da etapa São Paulo
https://soundcloud.com/edmar-ara-jo/avalia-o-da-etapa-s-o-paulo
Expectativa para os próximos eventos
https://soundcloud.com/edmar-ara-jo/outrasetapas

Fim do conteúdo da página