Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > 10º CertForum - São Paulo destaca modernização do Fisco
Início do conteúdo da página

10º CertForum - São Paulo destaca modernização do Fisco

Publicado: Terça, 27 de Março de 2012, 21h00

No próximo dia 11 de abril acontecerá o 10º !CertForum - etapa São Paulo, maior fórum de certificação digital no Brasil e que em 2012 debaterá a biometria e o certificado de atributo, ambas proposições realizadas recentemente pelo corpo técnico da Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e que tem sido progressivamente discutidas pelo Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). O 10° !CertForum será realizado durante a 17ª Cards and Payment identification 2012, tradicional feira sobre o setor de cartões, meios eletrônicos de pagamento, certificação e identificação digital. As inscrições para o 10º CertForum são gratuitas. Clique aqui para realizar a sua.

Tais debates acerca da certificação digital ICP-Brasil, admitida por diversos setores dos governos federal, estadual e municipal, além da sociedade civil, como mecanismo tecnológico de segurança, estão contidos na missão do ITI de gerir e promover a adoção do uso do certificado digital, contemplando um público cada vez mais diversificado e exigente por novas e modernas aplicações.

Por tudo isso, no 10º !CertForum - etapa São Paulo a participação da Receita Federal do Brasil (RFB) promoverá um debate abrangente e extremamente democrático, permitindo que empresariado e cidadãos entendam como o uso das tecnologias da informação comunicação (TICS) melhoram rotinas, disponibilizam dados com precisão e permitem que a sociedade tenha uma melhor análise sobre suas atividades financeiras.

Nesta ocasião, a modernização de serviços realizada pela RFB será regionalizada com participação da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ/SP), que destacará a virtualização de processos com o uso da certificação digital da ICP-Brasil. Haverá também a exposição de temas nacionalmente conhecidos como a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o envio de declarações de Imposto de Renda (IR), além de projetos desenvolvidos pelo Estado como o e-Cred Rural, a Escrituração Fiscal Digital (EFD), o Conhecimento de Transporte Eletrônico de Cargas (CT-e), o Sistema de Consulta do Valor Adicionado (e-Dipam) e a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC).

 

Parceria

Em sua 10ª edição, o !CertForum contará com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo(CNC). A parceria ocorreu também em 2011 e ajudou a divulgar e a promover as atividades ocorridas no Fórum e a promover o Empreendedorismo Digital, projeto da CNC para difundir o uso das novas tecnologias da informação e comunicação além de destacar os benefícios para um empreendimento que faz da certificação digital ICP-Brasil sua ferramenta exclusiva de envio e recebimento de dados.

De acordo com a assessora de Programas Externos do Departamento de Planejamento da CNC, Renata Balthazar, foi possível atingir as metas de demonstrar às empresas do setor terciário o atual cenário competitivo e sensibilizar os empresários quanto às transformações sociais e tecnológicas, bem como do fortalecimento da presença fiscal eletrônica no dia-a-dia das organizações.

"Acredito que o Empreendedorismo Digital 2011 propiciou uma melhor percepção da importância do conhecimento técnico, de habilidades comportamentais, de consciência ética e visão empreendedora. Foi bastante exitoso apresentar o fisco digital como um processo de adequação empresarial onde há possibilidades de ganhos de competitividade, redução de custos e melhoria de processos. Pudemos orientar os empresários sobre a Certificação Digital e quais benefícios podem ser percebidos a partir de seu uso, o que foi bem aceito pelos empresários de todo o país", destaca.

Ao todo, foram realizadas 17 etapas do projeto nos seguintes estados: Acre, Amapá, Macapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantis com a participação de mais de 2.400 pessoas.

Fim do conteúdo da página