Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Revista Digital: Compe por Imagem facilita compensação de cheques
Início do conteúdo da página

Revista Digital: Compe por Imagem facilita compensação de cheques

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2013, 11h32

nova revistaO sistema Compe por Imagem é o tema em destaque da 1ª edição da Revista Digital de 2012, que já está disponível para download no sítio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. O Compe, que faz uso do certificado no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, facilitou e agilizou todo o processo de compensação de cheques no País.

revista digitalO sistema Compe por Imagem é o tema em destaque da 1ª edição da Revista Digital de 2012, que já está disponível para download no sítio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. O Compe, que faz uso do certificado no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, facilitou e agilizou todo o processo de compensação de cheques no País.

Em média, 3,6 milhões de cheques são compensados no Brasil diariamente, movimentando mais de R$ 4 bilhões. Na matéria da Revista Digital é possível entender como o uso do certificado digital melhorou a logística de todo esse processo e diminuiu os prazos de compensação. “Quando migramos para o modelo totalmente eletrônico de compensação por imagem, os prazos foram reduzidos, houve uma economia anual de R$ 343 milhões com as rotas de compensação não mais necessárias, além de se evitar a emissão anual de 15 mil toneladas de CO²”, desatacou o gerente de Certificação Digital da Caixa Econômica Federal, Wander Blanco, na publicação.

Além da matéria de capa, nesta edição será possível conhecer o Certificado de Atributo – CA. Aprovado no dia 05 de julho de 2012 pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, o CA é, em síntese, um documento eletrônico assinado por um certificado digital. A partir dessa premissa, todas as prerrogativas legais e técnicas são garantidas ao CA, ou seja, a integridade, a autenticidade, o não-repúdio e o valor legal. O que este documento eletrônico contém são atributos sobre pessoas físicas ou jurídicas.

O diretor de Operações e Tecnologia da Informação do Instituto do Câncer de São Paulo - Icesp, Kaio Bin, é o entrevistado da edição. Bin fala sobre o uso do Prontuário Eletrônico no Icesp e os benefícios desta tecnologia para o hospital e principalmente para os pacientes. Confira esses e outros temas ligados ao universo da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil na Revista Digital do ITI.

Fim do conteúdo da página