Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > Projeto da AR Biométrica é apresentado ao deputado federal Hugo Leal
Início do conteúdo da página

Projeto da AR Biométrica é apresentado ao deputado federal Hugo Leal

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2013, 15h28

Projeto da AR Biométrica é apresentado em reuniãoO Instituto Nacional de Tecnologia – ITI recebeu na tarde da última terça-feira, 17, o deputado federal Hugo Leal, do PROS/RJ, e o diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Morvam Cotrim Duarte, para apresentação do projeto da Autoridade de Registro Biométrica – AR Biométrica. Sistemática que o ITI pretende adotar para aumentar a segurança da emissão do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O diretor-presidente do ITI, Renato Martini, realizou breve explanação sobre a importância que a ICP-Brasil tem alcançado nos últimos anos. De acordo com Martini, o certificado digital tornou-se obrigatório em vários sistemas do governo que lidam diretamente com movimentação financeira, como é o caso do FGTS. Esse crescimento tem levado os estelionatários a terem interesse em adquirir, de forma fraudulenta, certificados digitais. Por isso, é necessário que o Instituto trabalhe sempre no intuito de aumentar a segurança nos processos de emissão dos certificados digitais.

O assessor da presidência do ITI, Eduardo Lacerda, apresentou o projeto da AR Biométrica. No ato da emissão do certificado, o requerente tem sua impressão digital recolhida e comparada com a armazenada nas bases eletrônicas dos Institutos de Identificação. Este processo traz mais segurança já que atualmente os documentos em papel são constantemente fraudados e, com a validação biométrica, não há como o requerente ter documentos falsos validados.

O deputado Hugo Leal destacou a importância da iniciativa apresentada pelo ITI. “O Brasil não possui uma base nacional de identificação civil, por isso, iniciativas que têm como objetivo evitar as fraudes na identificação de pessoas são essenciais”, destacou. Já Morvam Duarte mostrou interesse no projeto e destacou a possibilidade de parceria com ITI, uma vez que o Denatran possui experiência em base única de identificação. O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, também participou do encontro.

Fim do conteúdo da página