Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Notícias > Índice de notícias > ICP-Brasil: Prontuário Eletrônico do Paciente melhora gestão da saúde em Vitória
Início do conteúdo da página

ICP-Brasil: Prontuário Eletrônico do Paciente melhora gestão da saúde em Vitória

Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2014, 10h00

pronturario eletronicoO sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP utilizado em Vitória, capital do Espírito Santo, está possibilitando economia de recursos e a integração na rede de saúde do município. O sistema permite a assinatura digital, com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, em todos os processos do PEP, o que garante a validade jurídica dos documentos.

O sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP utilizado em Vitória, capital do Espírito Santo, está possibilitando economia de recursos e a integração na rede de saúde do município. O sistema permite a assinatura digital, com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, em todos os processos do PEP, o que garante a validade jurídica dos documentos.

A tecnologia faz parte da Rede Bem Estar – RBE, que funciona desde o início de 2014 e interliga toda a rede municipal de saúde gerando informação em tempo real e com a utilização de assinatura digital. Por meio da RBE, o PEP fica disponível para os profissionais de saúde, o que também inclui exames laboratoriais, de imagens e registros de visitas domiciliares.

O uso do certificado ICP-Brasil elimina o prontuário em papel, gerando economia de recursos para a capital capixaba. Com a prática, servidores e pacientes da rede pública municipal de saúde têm garantia da integridade e autoria das informações disponibilizadas pelo sistema.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, a certificação digital é a solução para a redução de custos com aumento de segurança tanto para o paciente como para os profissionais. Já são mais de 800 servidores efetivos com certificação digital na RBE e é esperado o crescimento do número até o final deste ano.

Fim do conteúdo da página