Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Rio passará a ter assinatura virtual em documentos
Início do conteúdo da página

Rio passará a ter assinatura virtual em documentos

Publicado: Terça, 19 de Maio de 2009, 07h35

19.05.2009 
RIO - Uma tecnologia desenvolvida pelo Proderj ( Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação), já permite emitir certificados digitais para autoridades e gestores do estado. A assinatura virtual diminui a burocracia e acaba, certamente, com uma montanha de papéis emitidos na hora de se arquivar documentos. O governador Sérgio Cabral será o primeiro a assinar documentos eletrônicos com validade jurídica. A entrada do Rio de Janeiro, depois de São Paulo e Minas Gerais na geração de documentos eletrônicos virtuais, será anunciada oficialmente amanhã, na sede do BNDES, no Centro do Rio, durante a realização do 7º CertFórum, que acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro. O evento, que acontecerá das 9h às 18h30m, é uma realização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia vinculada à Presidência da República, e do Proderj.

Para o presidente do PRODERJ, Paulo Coelho, o Rio de Janeiro não poderia ficar de fora das discussões sobre a certificação digital, principalmente, porque o governo do estado é um entusiasta das novas tecnologias e da eficiência administrativa proporcionada pelos processos eletrônicos. Para ele, a certificação digital é uma ferramenta importante para melhoria da rotina da administração pública e do atendimento ao cidadão.

- É uma premissa para nós que o governo tem que estar atento às evoluções tecnológicas e democratizar o seu acesso ao cidadão. O 7º CertFórum é uma oportunidade única para revelarmos as melhores práticas na área, e explorar as potencialidades da certificação, como a simplificação de processos, a redução dos custos e a garantia de autenticidade, integridade e privacidade em todos os documentos transitados eletronicamente, dando amparo legal aos mesmos - disse Paulo Coelho.

Na pauta do evento, também está a discussão sobre a identidade digital, cujo objetivo é encontrar os caminhos mais adequados para a adoção, no Brasil, de um registro civil único com certificado digital incluído. Assim, o cidadão seria identificado tanto no meio físico como no virtual. Para o presidente do ITI, Renato Martini, essa é uma das principais oportunidades para que o cidadão brasileiro passe, definitivamente, a integrar a sociedade da informação de forma segura. Carlos de La Rocque, presidente da Junta Comercial do Rio de Janeiro, é um defensor da certificação digital, por acreditar que ela possibilitará a agilização no registro de empresas e na redução na produção de papéis e no arquivamento.

- A partir da implementação do nosso programa de certificação digital e utilização da web no recebimento dos documentos necessários para o registro de empresa teremos segurança naquilo que recebemos como também no que produziremos. A importância do CertFórum está diretamente relacionada à busca de uma redução do custo da máquina administrativa, com a segurança necessária e com a busca de uma maior agilidade no tratamento das coisas públicas - afirmou de La Rocque.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página