Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITI na Mídia > Fenacor marcou presença no 7° CertForum
Início do conteúdo da página

Fenacor marcou presença no 7° CertForum

Publicado: Terça, 26 de Maio de 2009, 12h14

26.05.2009 |Fenacor | Editoria: Internet | Assunto: Certificação Digital

A Fenacor marcou presença no 7° CerfForum - etapa Rio de Janeiro – evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que reuniu mais de 300 convidados e contou com a presença de autoridades e importantes nomes da Certificação Digital no Brasil.

No encontro, a federação apresentou o Cartão de Identidade Profissional do Corretor de Seguros com chip e a rede de atendimento nacional, desenvolvida em parceria com a Serasa e o Sincor-SP, que poderá certificar os corretores em todo país. A Fenacor foi representada no evento pelo consultor Flávio Nogueira.

Foi informado ainda que o custo da certificação digital também caiu muito para os corretores de seguros. Hoje, é cobrado pouco mais da metade do preço praticado até o ano passado.

Vale lembrar que a Susep ainda definirá os padrões a serem seguidos pelo mercado. A expectativa é a de que a autarquia estabeleça um prazo para que as seguradoras ofereçam sistemas com uso de certificação digital para identificação dos corretores e assinatura de propostas.

Na etapa carioca do 7° CerfForum também foram apresentados diversos cases de aplicações certificação digital envolvendo a Receita Federal, secretarias estaduais da Fazenda, Judiciário e Instituto Nacional de Identificação e do setor privado. De comum a todos a redução de custos, prazos, ganhos de segurança e respeito a natureza. Projetos econômica e ecologicamente corretos.

A SulAmérica Seguros, por exemplo, apresentou seu case de troca de informações eletrônicas assinadas digitalmente com os prestadores de serviço na área de Saúde. Desta forma, todas as transações são protegidas por mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações. Com a certificação digital, as transações eletrônicas economizarão mais de 215 toneladas de papéis ao longo do ano. Hoje, a seguradora recebe uma média de dois milhões de contas médicas mensalmente com um custo de gestão desses documentos de aproximadamente R$ 2 milhões, que sermais uma tardeão significativamente reduzidos.

Segundo as estimativas da Serasa, a evolução da certificação digital atingirá, nos próximos três anos, até três milhões de empresas no que se refere a impostos federais, notas fiscais e contabilidade eletrônica; 300 mil médicos (prontuários eletrônicos – ANS e 200 mil empresas (bancos). Em cinco anos, chegará a 57 tribunais, 14.600 juízes e 600 mil advogados (OAB). Antes, em apenas dois anos, atenderá também a 200 mil contabilistas.

No setor de seguros, esse processo será ainda mais rápido, com a inserção de todas as seguradoras e 50 mil corretores de seguros em apenas um ano.[2]

Estão previstas novas edições do CertFórum em Porto Alegre, Brasília e São Paulo

fonte: Fenacor

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página