Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Índice de notícias > Itaipu Binacional e FPTI buscam ITI para parceria em gestão de segurança da informação
Início do conteúdo da página

Itaipu Binacional e FPTI buscam ITI para parceria em gestão de segurança da informação

Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2015, 15h17 |

Gestão da segurança da informação é tema de encontro entre representantes do ITI, da Itaipu e da FPTIRepresentantes da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu – FPTI estiveram na manhã da última sexta-feira, 23 de outubro, na sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, em Brasília, para conhecer a metodologia aplicada pelo Instituto para garantir a aderência da Autarquia aos normativos do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações – DSIC e as normas NBR ISO/IEC 2701 e 2702.

Estas normas estabelecem diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar a gestão de segurança da informação em uma organização. O ITI instituiu em 2015 um Grupo de Trabalho – GT para verificar a aderência do Instituto aos normativos supracitados, visando buscar a excelência na gestão de Segurança da Informação e Comunicações – SIC no Instituto e na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O coordendor-geral de Segurança da Informação do ITI, José Gonçalves, e o coordenador de Desenvolvimento e Suporte do Instituto, Marcelo Batista, falaram sobre os trabalhos desenvolvidos no ITI e dos resultados alcançados. “O ITI trabalha diretamente com segurança da informação, por isso, estamos sempre nos atualizando para garantir a adoção das melhores práticas no setor”, destacou Gonçalves, que falou ainda sobre a disponibilidade do ITI para colaborar e dividir os conhecimentos adquiridos. “Somos um órgão colaborativo, estamos abertos para contribuir com outros setores da Administração Pública no que for possível”, explicou Gonçalves.

Após o compartilhamento das experiências e dos resultados alcançados no ITI e das possíveis aplicações desses conhecimentos por parte da Itaipu Binacional e da FPTI, os representantes do Comitê Gestor do Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas – CEAPE², Marcos Horta e Gilson Rocha, parabenizaram o ITI pelo trabalho desenvolvido e pela receptividade. “A colaboração na Administração Pública é muito importante para sociedade, pois é uma oportunidade de difundir os conhecimentos adquiridos e, dessa forma, desenvolver o país. Ficamos bastante animados com os resultados apresentados pelo ITI, que certamente vão nos ajudar no desenvolvimento de métodos e práticas seguras para proteção física e lógica de nossas estruturas estratégicas”, afirmou Horta.

Em seguida, Horta e o chefe-adjunto da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional, coronel Francisco Fernandes, falaram sobre o Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas – CEAPE², estrutura que está sendo desenvolvida em Itaipu, com o objetivo de prover tecnologias de defesa cibernética para estruturas estratégicas do país. Ao fim do encontro ficou estabelecida a continuidade dos debates sobre o tema e e o estudo de uma parceria entre os órgãos para cooperação mútua.

Fim do conteúdo da página