Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Índice de notícias > ICP-Brasil é tema de encontro com comitiva estrangeira
Início do conteúdo da página

ICP-Brasil é tema de encontro com comitiva estrangeira

Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2015, 11h32 |

Comitivas internacionais conhecem o ICP-BrasilNa última sexta-feira, 6, representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB e das Autoridades Certificadoras – ACs Caixa e Soluti reuniram-se com comitiva formada por membros das Infraestruturas de Chaves Públicas da Costa Rica e do Peru para troca de experiências e conhecimentos. O encontro foi realizado na sede do ITI, em Brasília.

O Sistema Nacional de Certificação Digital foi apresentado à comitiva, que teve a oportunidade de conhecer o funcionamento das Autoridades Certificadoras brasileiras, modelos de negócios e sistemas e soluções que fazem uso do certificado digital.

O assessor técnico da presidência do ITI, Ruy Ramos, falou sobre o Verificador de Conformidade do Padrão de Assinatura ICP-Brasil. Ramos apontou que a aplicação tem por objetivo verificar se o documento assinado segue os padrões das políticas de assinatura da ICP-Brasil. Em seguida, o presidente da AARB, Nivaldo Cleto, falou sobre a capilaridade da ICP-Brasil, destacando a importância das Autoridades de Registro – ARs para que o certificado digital torne-se acessível a todos os brasileiros. Cleto também falou sobre o trabalho de divulgação dos benefícios da certificação para popularização da tecnologia, que atualmente já é amplamente utilizada pelas grandes e médias empresas brasileiras, mas que ainda tem um grande mercado em potencial.

Também participaram do encontro, representando o ITI, o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização, Pedro Paulo Lemos, o coordenador-geral de Auditoria e Fiscalização, Pedro Cardoso, e o coordenador-geral de Normalização e Pesquisa, Wilson Hirata.

Fim do conteúdo da página