Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Índice de notícias > Notícias > ITI na Mídia > Certificado digital, tecnologia que veio para ficar
Início do conteúdo da página

Certificado digital, tecnologia que veio para ficar

Publicado: Terça, 10 de Fevereiro de 2009, 10h09 |

10.02.2009 
Se você ainda não ouviu falar em certificação digital, fique atento. Mais cedo do que imagina essas duas palavras farão parte do seu cotidiano tanto quanto o CPF e a carteira de identidade. O mecanismo foi adotado para que os serviços protegidos por sigilo fiscal possam ser atendidos por meio do site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Dessa forma, é possível acessar dados pessoais ou de uma empresa com mais segurança, agilidade e comodidade.

A presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Santa Cruz do Sul (Sincotec), Jovaina Vieira de Souza Santos, explica que o usuário precisa adquirir um cartão – que inclui o recebimento da senha – e um leitor para obter as informações no computador. “Acredito que no futuro a Receita vai querer que todos tenham”, ressalta. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal também utilizam o certificado.

Dentre as atividades on-line estão o internet banking (para transações bancárias) e a declaração do Imposto de Renda. Segundo Jovaina, a certificação digital tem validade jurídica, ao contrário da identidade. O prazo de vigência do documento eletrônico varia em função do tipo de certificado.

De acordo com a presidente, são obrigadas a utilizar o certificado empresas enquadradas junto à Secretaria da Fazenda como lucro real e arbitrado, além de empresas de vigilância e afins; que necessitem exportar ou importar produtos; emissoras de nota fiscal eletrônica e prefeituras.

Desde a semana passada, o Sincotec faz a entrega dos cartões na hora sem a necessidade de deslocamento a Porto Alegre. O sindicato firmou parceria com a autoridade de registro Safeweb, instalada na Capital. Para saber os valores e a relação dos documentos necessários os interessados de toda a região precisam solicitar o agendamento pelo telefone (51) 3711 3487. De acordo com Jovaina, a certificação só pode ser feita presencialmente. O Sincotec fica na Avenida do Imigrante, 469, perto do Shopping Santa Cruz. Quem quiser pode acessar o site www.sincotec-scs.org.br.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página