Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Índice de notícias > Notícias > ITI na Mídia > Repositório agiliza instalação de certificados digitais
Início do conteúdo da página

Repositório agiliza instalação de certificados digitais

Publicado: Quarta, 20 de Maio de 2009, 11h49 |

20.05.2009 |Convergência Digital  | Editoria: Internet | Assunto:Certificação Digital

Para facilitar o uso dos certificados digitais da ICP-Brasil, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) implementará repositório que permite a fácil instalação da cadeia de certificados de todas as Autoridades Certificadoras (Acs). Esse procedimento é necessário para que o certificado seja reconhecido quando usado nas mais diversas aplicações.

Essa iniciativa vai agilizar a inserção da cadeia de certificação da ICP-Brasil nos navegadores da internet. O tema foi regulamentado pela Instrução Normativa Nº 5/2009, publicada na última terça-feira (12/05), que normatiza como será a manutenção, a responsabilidade das Autoridades Certificadoras e também como o usuário deve proceder para acessá-lo e fazer sua instalação.

O ITI formulou essa solução enquanto aguarda a finalização das negociações, com a Microsoft e a Fundação Mozilla, entre outros, para que a cadeia da ICP-Brasil já seja incluída originalmente nos navegadores. “A solução precisava aparecer o mais rápido possível, porque os browsers quando recebem alguma informação certificada fazem a validação dessa cadeia, e quando não a reconhecem, eles enviam mensagens de alerta de segurança para o usuário. Esse alerta dos browsers está gerando questionamentos e receios para o usuário final”, explicou o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho.

Segundo ele, a cada dia que passa, mais certificados são emitidos nessa nova cadeia, ampliando o problema. “Então decidimos implementar um repositório no ITI, para quando o usuário se deparar com isso, ele terá disponível o repositório para resolver rapidamente o problema”.

Além do repositório da cadeia de certificados ICP-Brasil ser destinado à atualização dos navegadores também estará disponível para atualização o visualizador de arquivos Adobe Acrobat Reader no formato PDF (Portable Document File) para usuários finais.

A Instrução Normativa foi publicada na última terça-feira, 12/05, no Diário Oficial da União. Para poder criar e disponibilizar no repositório a primeira versão do arquivo único, as Autoridades Certificadoras precisam enviar ao ITI, num prazo máximo de cinco dias úteis a partir da publicação, todos os certificados digitais de ACs pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A previsão é que o repositório seja disponibilizado até o final do mês para o usuário final.

Desde junho de 2008, o ITI tem feito contato com fornecedores de software, sinalizando uma possível solução definitiva do problema dos navegadores. A Microsoft já utiliza em seu browser, há cerca de três anos, o primeiro certificado da AC Raiz que tem vigência até 2011.

O pedido, dessa vez, é para atualização do navegador para o novo certificado da AC Raiz, emitido no final de 2008. A Fundação Mozilla também está analisando o pedido. "Estamos também em contato com a Apple, Opera e Google, porém ainda está muito incipiente. A Microsoft e a Fundação Mozilla dominam 95% do mercado dos browsers hoje. Atuando nesses dois, nós estaremos cobrindo praticamente todo mercado", destacou Coelho.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página