Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Índice de notícias > Contribuintes de Maceió têm acesso a novo serviço eletrônico com uso do certificado digital
Início do conteúdo da página

Contribuintes de Maceió têm acesso a novo serviço eletrônico com uso do certificado digital

Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 10h53 |

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Economia – Semec, disponibilizou no último mês uma nova ferramenta de serviço digital, o Domicílio Eletrônico do Contribuinte – DEC. O sistema, normatizado pelo decreto nº 8.623, funciona como uma caixa postal eletrônica que encaminha digitalmente correspondências de caráter oficial, como notificações e intimações, e expede avisos gerais e protocolos de documentos. A plataforma está disponível no site: http://www.maceio.al.gov.br/semec.

O credenciamento no DEC é obrigatório às pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Mercantil de Contribuintes – CMC e também aos procuradores regularmente constituídos para atuação nos processos e expedientes administrativos das empresas cadastradas no CMC. Para credenciar-se é preciso utilizar certificado digital emitido no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, do tipo A1, A3 ou A4. A certificação digital também é necessária para acessar a ferramenta onde estão disponíveis as comunicações entre a Semec e o contribuinte e para assinar documentos eletrônicos dentro do sistema.

O DEC permite que os cadastrados estejam cientes de prazos e vencimentos, evitando assim esquecimentos que possam gerar multas e juros. Outro benefício é a possibilidade de enviar documentos aos sistemas da Prefeitura de Maceió sem precisar sair de casa. A inovação visa melhorar a comunicação e agilizar o acesso às informações de interesse do contribuinte. Há ainda a vantagem da economia gerada, pois o município não terá mais o gasto com o envio de notificações aos domicílios dos contribuintes.

Aqueles inscritos no CMC que não se credenciarem no DEC terão que pagar multa de R$ 1 mil, conforme prevista no Código Tributário Municipal de Maceió. Microempreendedores Individuais – MEI’s, pessoas físicas e jurídicas autorizadas a atuarem sem inscrição no CMC não são obrigadas a fazer registro no serviço.

Fim do conteúdo da página