Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Para a Camara-e.net, 2006 será o ano da autenticação segura
Início do conteúdo da página

Para a Camara-e.net, 2006 será o ano da autenticação segura

Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2006, 14h06

REVISTA APÓLICE | NOTÍCIAS | 10/01/2006 
Dois milhões de CPFs eletrônicos é a projeção da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) para este ano. Segundo o presidente da entidade, Manuel Matos, 2006 será `o ano da autenticação segura`.

O recurso do e-CPF, um tipo de certificação digital que garante mais segurança ao cidadão em transações via internet, além de acesso a diversos serviços públicos, já tem sido oferecido por bancos a clientes com alta movimentação financeira.

A Receita Federal também exige o uso de certificação para declarações de imposto de renda que excedam R$ 30 milhões. `Em pouco tempo o certificado digital vai se tornar uma obrigação. Nossa meta é chegar a 2009 com 10 milhões de certificados emitidos, e isso graças a iniciativas da própria Câmara, em parceria com as autoridades certificadoras`, afirmou Matos.

Atualmente, conforme números da Camara-e.net, há mais de 3,2 milhões de certificados digitais emitidos. Desses, três milhões saíram da Caixa Econômica Federal. `É um número surpreendente, devido ao pouco tempo que o recurso é utilizado. Mas este ano veremos um crescimento muito forte`, afirmou.

Nos últimos três anos foram emitidos cerca de 500 mil e-CPFs. O recurso tem custo de aproximadamente R$ 150 e validade de três anos.

A Camara-e.net está preparando uma campanha nacional para promover o uso da certificação digital. A Câmara fechou parceria com prefeituras para realização de eventos educativos da chamada `Semana da Cidadania Digital`. Além das autoridades certificadoras - Serasa, Correios e AC-Sincor -, participa o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

O projeto terá apoio de vans, que funcionarão como unidades móveis de informação. A emissão de certificados digitais está nos planos. `Vamos mostrar ao público o que o cidadão ganha com o recurso. A certificação é um caminho sem volta, em pouco tempo não serão feitas mais transações na internet sem autenticação segura`.

As cidades do interior de São Paulo serão as primeiras a receber a `Caravana da Cidadania`. As viagens estão previstas para ter início em 19 de janeiro

Fonte: GAZETA MERCANTIL - 10/01/2006

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página