Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Protótipo de chip GSM armazena certificado digital
Início do conteúdo da página

Protótipo de chip GSM armazena certificado digital

Publicado: Terça, 25 de Julho de 2006, 11h29

COMPUTERWORLD | SEGURANÇA | 25/07/2006

A convergência de tecnologias ganhou um novo patamar - agora integra certificação digital, telefones celulares e internet banking. A provedora de soluções de segurança e cartões microprocessados Axalto, em parceria com a Serasa, Bradesco e a operadora Claro, apresentou o protótipo de um chip GSM capaz de armazenar uma assinatura digital para transações financeiras.

De acordo com a empresa, o objetivo é incorporar o novo meio de aplicação aos modelos já existentes de transações no internet banking. A novidade funciona da seguinte maneira: ao realizar uma transação eletrônica em seu internet banking, o correntista receberá um SMS (Short Message Service) em seu telefone GSM. Para autorizar a movimentação, basta que ele use a assine digitalmente com o certificado digital armazenado no chip de seu celular.

Ana Righetti, gerente comercial da Axalto, diz que uma das maiores vantagens para ambientes de transações eletrônicas, ao adotar esta solução, é a sua velocidade de entrega, uma vez que todo o processo está baseado em SIM cards, que já são amplamente distribuídos no Brasil.

A Axalto é a detentora da tecnologia de fabricação do chip que carrega o certificado digital e vai inserido no aparelho de telefone celular, a Serasa participa como autoridade certificadora, emitindo os certificados digitais, a Claro, como operadora de telefonia celular com tecnologia para absorver o aplicativo, e os bancos podem incorporar a inovação em seu internet banking.

Segundo a companhia, o protótipo vem sendo negociado com bancos como o Bradesco e a operadora Claro, mas ainda não tem data prevista para o seu lançamento comercial.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página