Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > OBSERVATÓRIO DIGITAL SOFTEX COMEMORA UM ANO
Início do conteúdo da página

OBSERVATÓRIO DIGITAL SOFTEX COMEMORA UM ANO

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2006, 10h24

B2B MAGAZINE | 30/10/2006 
O Observatório Digital Softex, área de pesquisa da entidade, deve concluir ainda neste ano as pesquisas "Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes" e "Novas Modalidades de Outsourcing". Para 2007, o Observatório trabalhará na criação de uma referência de indicadores e conceitos do setor de software e serviços. "Esta é uma ação da maior importância, pois não existe no país uma unificação da terminologia, o que acaba por gerar diferentes números, muitas vezes conflitantes", comenta Carlos Alberto Leitão, coordenador de Planejamento e Estudos da Softex.

A idéia é reunir, como em um banco de dados, as pesquisas existentes e também levantar informações que ainda não tenham sido apuradas por nenhum tipo de estudo de forma reunir documentos confiáveis e sempre atualizados, cobrindo uma importante lacuna no setor.

Aniversário

A execução de pesquisas sobre as potencialidades econômicas e tecnológicas da indústria brasileira de software em segmentos como automação bancária, games e TV Digital , e a identificação os valores auferidos pela indústria brasileira de software em suas vendas para o exterior estão entre as principais realizações do Observatório, que comemora um ano de existência.

O Observatório estabeleceu parcerias com diversos organismos e universidades nacionais e internacionais, entre as quais os renomados Massachussets Institute of Technology (MIT) e University of Sussex (Reino Unido). "No âmbito nacional, estamos fechando acordos de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visando aprimorar ainda mais a qualidade dos dados que integram nossos levantamentos", afirma o coordenador.

Como estratégia para a divulgação dos estudos realizados, identificação de novos temas e seleção de parceiros na área de pesquisa, o Observatório continuará a realizar mensalmente de seu ciclo de palestras gratuitas. As palestras promovem o debate de temas como inovação tecnológica, propriedade intelectual e cenários futuros para o setor.

Área da Coordenação de Planejamento e Estudos da Sociedade Softex, o Observatório Digital conta hoje com uma rede formada por mais de 30 pesquisadores de renomada competência em suas áreas de atuação vinculados a universidades e institutos de pesquisa. São PhDs, doutores e mestres em segmentos distintos como Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Agribusiness, Gestão Estratégica, Economia, Física, Administração, Engenharia e Política Científica e Tecnológica e Estatística. Suas atividades têm sido apoiadas por entidades como o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep) e Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página