Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Um lar de oportunidades
Início do conteúdo da página

Um lar de oportunidades

Publicado: Terça, 09 de Janeiro de 2007, 15h14

ZERO HORA-RS | 09/01/2007 | Editoria: GERAL | Assunto: INCLUSÃO DIGITAL |



Espaço inaugurado em Caxias do Sul aproximará os jovens da informática


Por Nádia de Toni/ Caxias do Sul


Assim que abriu suas portas, o laboratório de informática da Casa Brasil, no bairro Bom Pastor II, em Caxias do Sul, ficou lotado. Inaugurado na tarde de domingo, o espaço de inclusão digital, financiado pelo governo federal, pretende aproximar crianças e jovens da linguagem e técnica dos computadores.


"Esse lugar é muito legal, vou vir sempre" - comemorou o estudante Felipe Gonçalves, 12 anos, que não tem computador em casa, enquanto copiava em uma folha de papel dicas de uma página de Internet para melhorar seu desempenho nos jogos de videogame."


O acesso gratuito à Internet também atraiu Julio Cesar da Silva, 20 anos, Adriana Oliveira Machado, 22 anos, e o filho, Yuri, cinco anos: "Em vez de ficar à toa, a gente pode vir aprender alguma coisa, e ainda de graça" - ressaltou o pai.


O Programa Casa Brasil é uma conquista de entidades ligadas ao bairro. A mobilização começou há um ano e meio, e a previsão era inaugurar o espaço em julho do ano passado. A obra atrasou por falta de verbas para a reforma do prédio, que fica na Rua Geovani Berton, 170.


"Com a união e doações de empresas e instituições, finalmente vamos garantir o acesso dos moradores da comunidade ao mundo digital" - ressalta Cassiano Fontana, presidente do conselho gestor da Casa e da associação de moradores.


O total investido chega a aproximadamente R$ 100 mil, segundo Fontana. Além de laboratório de informática, o local conta com sala de leitura, oficina para montagem e reciclagem de computadores e cozinha comunitária.


O laboratório multimídia e um auditório ainda não estão prontos, mas devem começar a funcionar ainda este ano, conforme o coordenador estadual de implantação do projeto, Paulo Dahmer.


Atrações e curiosidades da Casa Brasil
Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábados, das 8h às 12h


Atrações:
Laboratório de informática com 20 computadores e acesso à Internet
Cozinha comunitária. A meta é servir 40 refeições diárias e gratuitas
Laboratório de metareciclagem (montagem e manutenção de computadores)
Estúdio multimídia
Auditório para 50 pessoas


Estes espaços ainda não estão prontos e devem ser abertos no decorrer de 2007

Saiba maisO prédio do programa Casa Brasil fica na Rua Rua Geovani Berton, 170, no bairro Bom Pastor II. A construção tem 400 metros quadrados.
Construído em 1995, o local já foi sede da escola de samba Unidos do É o Tchan, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Capão do Vento, de clube de mães, igreja evangélica, terreiro de umbanda, além de sala para aulas de catequese. Nos últimos anos, funcionou como capela mortuária.
O Programa Casa Brasil, do governo federal, é voltado para comunidades de baixa renda sem acesso à Internet, com prioridade de oportunidades para crianças e jovens nestas condições.
O espaço de Caxias do Sul é administrado pela Organização de Sociedade de Interesse Público (Oscip) Guayí, com parceria da Associação de Moradores do Bairro Bom Pastor II, Diretório Central de Estudantes (DCE) da UCS e Grupo Esportivo e Recreativo É o Tchan.



registrado em: ,
Fim do conteúdo da página