Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > TJA combaterá morosidade com virtualização
Início do conteúdo da página

TJA combaterá morosidade com virtualização

Publicado: Quinta, 15 de Março de 2007, 16h15

A CRÍTICA-AM | 15/03/2007 | Editoria: POLÍTICA | Assunto: CERTIFICAÇÃO DIGITAL |



Hosannah diz que não sentirá saudades dos pesados volumes de processos

O Judiciário no Amazonas se informatiza em um ritmo forte. Até o final deste ano, todas as unidades dos juizados especiais estarão informatizadas. Em 2008, pelo menos uma vara de cada especialização será eletrônica. Os equipamentos para todas as varas foram comprados e a infra-estrutura está sendo implantada. O Judiciário tem um banco de dados com capacidade para mais 15 anos.

´´Não existe outro Tribunal no nosso nível. Existem alguns com duas unidades. Estamos à frente. Na áreas de família, por exemplo, temos oito varas informatizadas´´, disse o Juiz Roberto Santos Taketomi, integrante da Comissão Mista instituída pelo TJA para encaminhar o processo de informatização.

A informatização gera preocupação com a segurança, mas este é um dos pontos mais fortes do sistema. Práticas criminosas como roubar folhas, volumes ou processos inteiros para adiar uma condenação será impossível. A violação dos arquivos digitais por hackers (programadores que violam sistemas para roubar informações, obtendo vantagens, ou simplesmente prejudicar os proprietários/usuários). ´´Na questão da segurança não há falhas. Usamos um certificado digital que é garantia da inviolabilidade. As mensagens são criptografadas, ninguém consegue raquear. Pelo menos não houve qualquer caso ou indício disto até agora´´, disse o juiz.

A Justiça também está passando por um processo de virtualização, ou seja, documentos antes copiados e autenticados passarão a circular em formato de arquivos digitais. Assim como o advogado e o promotor, ele vai continuar lendo todo o material, mas o acesso poderá ser feito de qualquer terminal de computador ligado à Internet. ´´Os papéis vão desaparecer. Um caso já bem próximo são os recursos especiais (RESs), que vão seguir virtualmente, sem papel´´, disse o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), desembargador Hosannah Florêncio.





-- Main.FernandaVelloso - 15 Mar 2007

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página