Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Sobre a Bull, "Architect of an Open World"
Início do conteúdo da página

Sobre a Bull, "Architect of an Open World"

Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2007, 15h30

16.04.2007


A Bull está entre os grandes nomes de um grupo do mercado de tecnologia da informação e comunicações da Europa, Brasil e China que anuncia o lançamento da !QualiPSo, uma plataforma de qualidade que visa promover o desenvolvimento e utilização de softwares abertos com o objetivo de ajudar as empresas a crescerem no mercado mundial.

O objetivo da !QualiPSo é incentivar a inovação e a competitividade de empresas e órgãos do governo no cenário mundial de hoje e do futuro, através de softwares abertos confiáveis, flexíveis e de baixo custo para o desenvolvimento de sistemas de informação inovadores e seguros. Para isso a !QualiPSo definirá e implementará tecnologias, processos e políticas que facilitarão o desenvolvimento e utilização de componentes de software aberto com o mesmo grau de confiabilidade dos softwares proprietários. A iniciativa suportará o desenvolvimento de empresas locais de tecnologia da informação e comunicações (ICT) - de pequenas e médias empresas e ISVs a grandes provedores de tecnologia e comunicação e integradores de sistemas da Europa, Brasil e China, ajudando também a estabelecer a liderança européia em segmentos como middleware distribuído.

Os 20 membros fundadores da Europa, Brasil e China formam um grupos de pesos pesados do mercado de tecnologia da informação e comunicação (Atos Origin, Bull, Engineering Ingegneria Informatica, European Dynamics, Siemens, Telefonica I+D, Thales), pequenas e médias empresas (Centro Ricerche de Matemática Pura e Aplicada, Mandriva), órgãos do governo (Departamento de Inovação de Tecnologias da Presidência do Ministério da Itália, a Gendarmerie Nationale francesa, Serpro) e instituições acadêmicas (Fraunhofer FOKUS, INRIA, o Poznan Supercomputing and Networking Center, Universidade de São Paulo, Universidade de Tecnologia do Sul da China / Guangzhou Middleware Research Center, Universidade de Bozen, Universidade da Insubria e Universidade Rey Juan Carlos). O projeto é subsidiado pelo programa FP6 da Comissão Européia, parte da IST (Information Society Technologies).

O lançamento da QualiPSo ocorre quando grande parte das empresas já usufrui o poder dos softwares abertos para acelerar o desenvolvimento de sistemas de informação globais, confiáveis e de baixo custo, mas que ainda desejam uma última confirmação para partirem para adoções em larga escala. Comprovando a confiança em todos os níveis - do ponto de vista legal, técnico e dos negócios - a QualiPSo definitivamente promoverá a implementação de softwares abertos que contribuirão para o crescimento e a competitividade dos negócios em áreas como e-government, mídia, telecomunicações, manufatura, distribuição e finanças.

O mercado europeu de software e serviços emprega mais de um milhão de pessoas e responde por cinco a seis por cento do PIB da Europa. É um mercado em rápida expansão no Brasil e na China. Os analistas de TI estimam que em cinco anos o software aberto (OSS) será responsável por cerca de 20% da receita desse mercado. Com 70% das implementações de OSS ocorrendo na Europa e o número cada vez maior de contribuições das Américas e da Ásia, a iniciativa QualiPSo garantirá que as vantagens competitivas do desenvolvimento de empresas de tecnologia da informação e comunicação oferecendo OSS beneficiará principalmente a Europa, o Brasil e a China, que irão desenvolver oportunidades de elevado conhecimento nessas áreas.

No contexto, a QualiPSo é a maior iniciativa de código aberto subsidiada pela CE. O objetivo é fazer do código aberto um excelente trampolim para reforçar a competitividade da Europa, acelerar o crescimento do mercado de tecnologia da informação e comunicação e para a implementação da política i2010 de crescimento e oportunidades de trabalho. Viviane Reding, representante da CE para a área de Mídia e Informações, disse: ´´As tecnologias de software são fundamentais porque oferecem o valor agregado, a inteligência e a flexibilidade que promovem o sucesso nos inovadores mercados de hoje. Como um mercado de 67 bilhões de euros, esse mercado de softwares e serviços é essencial para a nossa prosperidade futura e até mesmo para a nossa sobrevivência econômica, porque move todas as empresas e instituições públicas´´.

O projeto Qualipso inclui sete áreas de pesquisa e desenvolvimento:

1. Desenvolvimento de uma rede sólida de profissionais preocupados com a qualidade dos softwares abertos para o ambiente corporativo. Serão instalados seis Centros de Competência - executando as plataformas, ferramentas e processos desenvolvidos pelo projeto - encarregados de suportar o desenvolvimento, implementação e adoção do OSS por empresas do setor público e privado, grandes indústrias, pequenas e médias empresas, usuários finais e ISVs. Desses centros, quatro estarão localizados na Europa (em Berlim, Madri, Paris e Roma), um na China e outro no Brasil (São Paulo).

2. Definição de métodos, processos de desenvolvimento e modelos de negócios visando facilitar a utilização dos softwares abertos (OSS) pelo mercado.

3. Criação e implementação da ´´QualiPSo Factory´´, um ambiente integrado que facilitará e suportará o desenvolvimento de sistemas OSS industrialmente viáveis.

4. Criação de um novo enfoque semelhante ao Modelo de Maturidade de Capacidade que avaliará a qualidade do OSS. Este modelo será discutido com os criadores do MMC, o SEI (Software Engineering Institute), com o objetivo de formalizá-lo como uma extensão oficial do CMMI®.

5. Implementação de melhores práticas de gerenciamento das informações (código-fonte, documentação etc.) para melhorar a produtividade do desenvolvimento e suporte ao OSS.

6. Baterias de testes e provas qualificadas de integração para demonstração da interoperabilidade do OSS sob vários aspectos: tecnológico, semântico e organizacional.

7. Criação de diretrizes e ferramentas que facilitarão o processo de controle da propriedade intelectual em código aberto e a definição de uma linha consistente de licenças de OSS, de acordo com as legislações européias e locais.

Os primeiros resultados desse projeto de quatro anos estão previstos para o final de 2007. Os Centros de Competência será implementados no início de 2008.

O QualiPSo foi lançado em sinergia com iniciativas de tecnologia da Europa como a NESSI e Ártemis e irá aproveitar as iniciativas OSS existentes no continente como EDOS, FLOSSWorld, tOSSad e outras. O projeto ainda contará com o apoio de grandes comunidades de OSS como a OW2 e Morfeo. O QualiPSo está aberto a novos membros e oferecerá as empresas a oportunidade de se reunirem ao projeto na sua primeira conferência anual que será realizada no terceiro trimestre de 2007.

Mais informações: http://www.qualipso.org

O Grupo Bull é um dos líderes em Tecnologia da Informação da Europa, oferecendo Soluções e Serviços para Sistemas de informação, operando mundialmente a partir de sua base mundial em Paris, França. A Bull está fortemente presente nos segmentos de Setor Publico, Telecomunicações, Utilities e Financeiro, além de assegurar o suporte tecnológico de grandes organizações, através de sua rede de parceiros de negócios e de distribuição, estabelecida em mais de 100 países.


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página