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Cartórios e clientes aprovam autenticação de documentos via internet

Publicado: Terça, 26 de Junho de 2007, 14h12

26.06.2007 |
Além do tempo antes perdido nos cartórios, usuários citam economia de papel, cartuchos de tinta e selos com o uso do certiicado digital.

Alguns cartórios aguardam a regulamentação do convênio assinado por suas entidades representativas com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), na última quarta-feira (20/06), com o objetivo de massificar o uso de certificados digitais nos serviços de emissão e autenticação de documentos.

Mas tanto cartórios quanto clientes aprovam a medida, já adotada nos registros imobiliários em São Paulo. O procurador Juvêncio Pedro do Nascimento conta que já perdeu vários compromissos importantes para resolver problemas em cartórios. E destaca que a mudança permitirá às pessoas ´´ganhar tempo para outras atividades´´ e economizar dinheiro na locomoção.

“Essa digitalização facilita, pois já temos pouco tempo e muitos afazeres. Nesse caso, não vamos mais precisar sair do nosso local de trabalho para autenticar documentos. E os custos da autenticação no cartório são altos´´, disse. Atualmente, é cobrado 1,96 reais em cada autenticação.

O ITI ainda não tem estimativa para a redução dos custos do serviço. De acordo com o tabelião Evaldo Feitosa, do cartório 4º Ofício de Notas do Distrito Federal, apesar de os valores ainda não terem sido definidos pelos Tribunais de Justiça, a inovação trará economia aos cartórios.

“O papel usado nos cartórios é caríssimo. Quando os serviços forem feitos pela internet, não precisaremos tanto dos papéis, o que traz redução dos gastos”, explicou. Feitosa disse também acreditar que a autenticação virtual não vai afetar a segurança e veracidade dos documentos.

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), Flauzilino dos Santos, a utilização do sistema, desde 2005, representa uma economia significativa.

“Desde a implantação do certificado digital já recebemos cerca de 2,3 milhões de pedidos virtuais, o que significa uma economia de 4,5 milhões de envelopes, 9 milhões de folhas de papel, 4,5 milhões de selos, além de centenas de cartuchos de tinta”, disse Santos.

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