Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > César Alvarez: o senhor inclusão digital do governo federal
Início do conteúdo da página

César Alvarez: o senhor inclusão digital do governo federal

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2007, 15h30

09.07.2007 | IDG NOW! ONLINE | Editoria: Últimas Notícias | Assunto: Inclusão digital e Casa Brasil

Assessor especial da Presidência da República em Brasília, César Alvarez é mais conhecido como o homem da inclusão digital no Brasil, devido ao seu empenho e participação em vários projetos do governo para incluir digitalmente escolas públicas e usuários.

Teve participação crucial no polêmico projeto Computador para Todos do governo Lula, que baixou a alíquota de impostos para compras de PCs de baixo custo e com financiamento facilitado. Oficialmente, em abril deste ano assumiu a posição de coordenador dos projetos de inclusão digital do governo que, além do Computador para Todos, inclui o Um Computador por Aluno (UCA).

Alvarez tenta organizar, dentro do governo, um grupo de trabalho interministerial com representantes de vários ministérios que tenham iniciativas de governo eletrônico ou demanda para o uso de novas tecnologias. A prioridade é levar a banda larga para mais de 170 mil escolas públicas até o final do mandato do presidente Lula em 2010, incluindo escolas técnicas e pré-escolares.

Hábil articulador, Alvarez também foi figura crucial na negociação do governo com as operadoras de telecomunicações para oferecer acesso à internet ilimitado por R$ 7,50, vinculado à compra de um PC no programa Computador para Todos.

Hoje, o principal desafio de Alvarez é articular a quantidade de projetos de inclusão digital, não apenas no Governo Federal, mas também em governos municipais e estaduais.

Apenas na esfera federal, o governo tem os projetos Casa Brasil, Governo Eletrônico, Serviço de Atendimento ao Cidadão, Computador para Todos, Telecentros de Informação e Negócios, Programa Nacional de Informática na Educação, entre outros.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página