Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Certificação digital: 62% das empresas de segurança da informação e gerenciamento de risco já usam
Início do conteúdo da página

Certificação digital: 62% das empresas de segurança da informação e gerenciamento de risco já usam

Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2007, 13h07

01.08.2007 |CONVERGÊNCIA DIGITAL | Editoria: IT Careers | Assunto: Certificação digital

Cerca de 62% das empresas com foco em segurança da informação e gerenciamento de risco já trabalham com certificação digital no seu dia-a-dia. Este é um dos principais resultados de uma pesquisa apresentada pela VF Intelligence, a divisão de pesquisas de mercado da Via Fórum, em café da manhã promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), junto com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e com a Via Fórum, para o lançamento da 5ª edição do CERTFORUM (Fórum de Certificação Digital). O evento acontecerá em Brasília nos dias 30 e 31 de outubro e 1° de novembro.

Para realizar o estudo, que se chama Pesquisa Nacional Sobre Certificação Digital, a VF Intelligence consultou 446 empresas entre os dias 10 de janeiro e 28 de março. Esta foi a segunda edição do trabalho, que terá seus resultados comparados com os da terceira edição, para a qual a coleta de informações começou no início de julho. A evolução dos números de uma pesquisa para a outra será apresentada durante o CertForum.

O CEO da Via Fórum, Robert Janssen, informa que entre as empresas que disseram usar a certificação digital, 57% aplicam a ICP-Brasil (Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira). Janssen destacou a intenção declarada por 33% das companhias que já usam a tecnologia de expandir seus projetos. Outras 23% afirmaram que devem iniciar ainda em 2007 a implantação dos certificados digitais e 12% planejam fazer isto em 2008. “Apenas 11% das empresas ouvidas declararam não ter planos para trabalhar com certificação digital”, disse.

Robert Janssen disse ainda que a pesquisa revelou o grau de importância que a tecnologia tem merecido dentro das empresas. Segundo ele, quando perguntados de qual departamento partiu a demanda para a implantação de certificação digital, 32% das organizações responderam que a iniciativa foi tomada diretamente pela presidência. “Isto mostra o nível altíssimo de prioridade que o assunto está despertando”, comentou.

O presidente da camara-e.net, Manuel Matos, ressalta ainda que embora altos, os índices de usabilidade da certificação digital demonstrado pela pesquisa deverão ser facilmente superados por uma larga margem na terceira edição do estudo. Sua afirmação tem base na exigência da Receita Federal de que as empresas que se baseiam no lucro real entregassem suas Declarações de Informações Econômicas Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) por meio eletrônico com assinatura digital.

Isto fez com que, segundo a própria Receita, 127 mil empresas tirassem seus certificados digitais até o dia 29 de junho, prazo limite. “Os dados da pesquisa e os números da Receita mostram que a massificação da certificação digital começa a ganhar um ritmo acelerado. Isto é muito positivo porque é a única forma de garantir segurança jurídica às transações on-line e colocar o Brasil em condições de dar um salto de qualidade em prestação de serviços públicos e geração de negócios na economia digital”, conclui.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página