Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Governo adota software livre
Início do conteúdo da página

Governo adota software livre

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2007, 07h12

24.08.2007

Serpro vai orientar a implantação de plataforma livre nas secretarias do Estado e doa máquinas para STDS

Economia financeira em licenciamentos de softwares. Este é um dos benefícios do Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica entre o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o governo do Estado, assinado, ontem, no Palácio Iracema. O Serpro vai oferecer serviços de consultoria, treinamento, suporte, planejamento e implantação do projeto de softwares livres nas secretarias do governo do Ceará.

Inicialmente, o uso de ferramentas livres será implantado nas áreas de colaboração, automação de escritórios e antivírus. Depois, em ambientes de banco de dados, operacionalização e desenvolvimento de sistemas. Segundo a assessora de estratégias de TI da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Lícia Bezerra, até o fim do atual governo todos os setores das secretarias estarão usando softwares livres.

O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, disse que o projeto colocará o Ceará no mesmo patamar de utilização de softwares livres, em relação a outros estados.

Na ocasião, o Serpro doou 231 computadores para os telecentros das Centros de Referência de Assistência Social (CRAs). A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, disse que o objetivo é levar capacitação, acesso à internet, videoconferências e serviços de impressão. A ação visa modernizar a política de assistência social no interior´. Até o fim de setembro, serão 15 telecentros. Os três primeiros começam como projeto piloto em Várzea Alegre, Senador Pompeu e Ubajara.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página