Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Recife ganha a primeira Casa Brasil do estado
Início do conteúdo da página

Recife ganha a primeira Casa Brasil do estado

Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2007, 12h46

29.10.2007 | PERNAMBUCO.COM | Editoria: Tecnologia | Assunto: Casa Brasil

A inauguração está marcada para as 9h, no 1º andar do CSU, com a presença do prefeito do Recife em exercício, Luciano Siqueira, e do secretário municipal de Assistência Social, Paulo Dantas. A programação contará com a apresentação de diversas atrações culturais: roda de capoeira da Oficina de Capoeira do Projeto Segundo Tempo, Maracatu Axé da Lua e orquestra de frevo.

Na ocasião, estarão presentes participantes dos núcleos do programa Agente Jovem das comunidades Campina do Barreto, Chão de Estrelas e Peixinhos. Além deles, ainda participarão alunos da Escola Municipal Monsenhor Fabrício, Escola Estadual Arruda Câmara, Escola Coração Jesus Menino, além de entidades da sociedade civil e moradores da comunidade.

A Casa Brasil é um projeto do governo federal que tem o ojetivo de reduzir a desigualdade social em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A idéia é disponibilizar a tecnologia da informação para comunidades carentes, transformando a realidade dos moradores através da informação e inclusão digital. A unidade da Casa Brasil de Peixinhos terá um telecentro, com 20 computadores conectados à internet de banda larga, com software livre e acesso gratuito para a comunidade.

Também serão oferecidos cursos de operador de micro-computadores, além de montagem e manutenção de micros e rede. A unidade ainda vai disponibilizar um laboratório de informática, sala de leitura com mil títulos, além de laboratório multimídia e auditório.

O governo federal fez a doação dos equipamentos e disponibilizou recursos para a manutenção da unidade pelo período de um ano. Já a Prefeitura do Recife ofereceu o espaço e, após o período de manutenção do governo federal, será responsável pela manutenção do projeto por mais dois anos.

O espaço será comunitário, de uso gratuito para os moradores de todas as idades. A unidade terá como principais linhas de ação: comunicação comunitária, governo eletrônico, educação ambiental, economia solidária, cultura livre/ software livre, cultura local, Direitos Humanos, conhecimento livre, alfabetização e leitura

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página