Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > ITI avalia adesão do Certificado de Atributo Digital à ICP-Brasil
Início do conteúdo da página

ITI avalia adesão do Certificado de Atributo Digital à ICP-Brasil

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2007, 08h35

29.11.2007 |CONVERGÊNCIA DIGITAL | Editoria: Segurança | Assunto: ITI

Ana Paula Lobo

A formalização do Certificado de Atributo Digital (ACA) deverá ser avaliada na próxima reunião do Comitê Gestor do ITI , responsável pela ICP-Brasil. A reunião, prevista para dezembro, poderá formalizar o uso da solução e criar uma nova figura no cenário da certificação digital - a Autoridade Certificadora de Atributos Naturais.

A tecnologia de Atributo Digital, desenvolvida em parceria pela Serasa e Microsoft, na plataforma Open XML, qualifica de forma segura e prática pessoas físicas e jurídicas para a realização de operações eletrônicas, foi apresentada à imprensa, nesta quarta-feira, 28/11, na capital paulista.

"Na prática, as ACAS dão validade à pessoa que está operacionalizando a transação on-line, como hoje já acontece com quem desenvolveu soluções específicas para os contratos de câmbio, fechdos on-line com o Banco Central", explica Igor Rocha, gerente de Certificação Digital da Serasa ao Convergência Digital.

Tecnicamente, empresas, entidades de classe, associações, conselhos, clubes, órgãos públicos e todas as organizações que de alguma forma qualificam pessoas seriam Autoridades Certificadoras de Atributo naturais, cada qual emitindo os certificados de atributo digitais com os parâmetros associados às pessoas.

Rocha exemplifica que os Atributos reconhecem: Profissão, o cargo de ocupação em uma empresa, o registro em uma entidade de classe, a alçada e os limites de assinatura de contratos, entre outros. "A proposta é simplificar a transação, além de dar maior segurança e garantia para a operação on-line", destaca.

A aliança da Serasa com a Microsoft na área de certificação digital não é nova. As empresas têm atuado no fomento de soluções nos últimos meses. Recentemente lançaram um portal de comércio eletrônico por onde o cliente pode comprar um certificado digital em qualquer lugar do Brasil e agendar onde, a hora e em que estado quer recebe-lo.

"Haverá um funcionarío da Serasa no horário agendado para entregar o certificado, já que temos uma rede nacional", explica Rocha. No caso do Certificado de Atributo Digital, coube à Microsoft desenvolver a aplicação a partir do padrão Open XML.

Rocha, da Serasa, explica que a emissão do Certificado de Atributo Digital não depende de autorização da ICP-Brasil para ser comercializado. "Um clube que queira automatizar e simplificar seus processos pode contratar o serviço para a sua admistração interna", explica o executivo.

"Até porque ao receber o Certificado de Atributo Digital, a empresa, o clube também irá comprar certificados digitais para seus executivos, e estes estão já homologados na ICP-Brasil", completa. Mas o gerente da área de certificação digital da Serasa admite que o reconhecimento formal do ITI à iniciativa será um apelo significativo, em função de o governo estar desenvolvendo um plano para ampliar o uso de certificação digital no segmento das pequenas e médias empresas.

"Será ótimo que o ITI aprove a nossa iniciativa e que ela seja seguida por outros. Quanto mais pudermos automatizar e certificar as operações on-line, melhor será para o País", completa Rocha. Como o mercado de certificação digital não possui uma contabilidade precisa, a Serasa prefere não divulgar números relativos à sua participação no mercado - com e sem a parceria firmada com a Microsoft.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página