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5ºCertForum:Cartórios paulistas reduzem a burocracia em 50%

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2007, 13h03

29.10.2007 |CONVERGÊNCIA DIGITAL | Editoria: Gestão | Assunto: !CertForum 

O Ofício Eletrônico no Estado de São Paulo, instrumento jurídico utilizado por tribunais e cartórios e que teve um projeto piloto iniciado em maio deste ano com apenas 18 cartórios na capital paulista, já emitiu mais de três milhões de certidões com assinatura digital. Segundo o presidente da Camara-e.net, Manoel Matos, esse documento eletrônico permite que juízes possam proferir sentenças e mandar fazer execuções fiscais e trabalhistas com a garantia de que a ordem judicial será cumprida.

O executivo lembrou ainda que o Ofício Eletrônico também garante que a transação comercial de um bem imóvel seja feita dentro da segurança exigida pelos bancos e construtoras. Isso porque há condições, por exemplo, de se averiguar a real situação do imóvel, ou seja se ele está ou não com alguma pendência comercial ou jurídica.

Segundo Manoel Matos, o volume de transações eletrônicas do projeto piloto já significou uma redução de cerca de 50% das operações normais de um cartório (uso de papel). "As metrópoles brasileiras não suportam mais esse trânsito de formiguinhas carregando papel. Esse é o fluxo da nossa burocracia, materializado por papéis que circulam em pastas pelas cidades brasieiras", concluiu o presidente da Câmara-e.net.

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