Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > PMEs devem ser subsidiadas na aquisição dos certificados digitais
Início do conteúdo da página

PMEs devem ser subsidiadas na aquisição dos certificados digitais

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2007, 13h55

30.10.2007 |CONVERGÊNCIA DIGITAL  | Editoria: Ultimas Noticias  | Assunto: !CertForum

Os Grupos de Trabalho, que envolvem técnicos da área econômica do Governo, SEBRAE e entidades de fomento da certificação digital no Brasil, entre eles a Câmara-e.net, estudam a possibilidade dos microempresários receberem algum tipo de subsídio para garantir acesso à tecnologia.

Segundo informou a gerente da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE, Helena Rego, o assunto está à cargo do Grupo de Trabalho de Redução de Custos. Segundo ela, esses subsídios podem ser "diretos ou indiretos".

A executiva do SEBRAE não foi clara quanto ao modelo de subsídio a ser empregado. As empresas podem ganhar, por exemplo, algum mecanismo compensatório de "denoneração da carga tributária" na aquisição das ferramentas de certificação.

Já na discussão sobre a aplicação de subsídios indiretos, Helena Rego explicou que está sendo estudada a possibilidade de concessão de financiamentos por bancos e demais instituições financeiras, interessadas em ampliar a segurança nos seus sistemas através da certificação digital. "Todas as possibilidades estão sendo estudadas", assegurou Helena Rego.

Logística

Tanto o governo como as entidades que apóiam o incremento da certificação digital estudam formas de garantir a acessibilidade das PMEs à tecnologia. Em função disso, o GT de Logística discute, por exemplo, a hipótese de criar alguns centros de certificação ou, até mesmo, tornar o serviço itinerante. Unidades móveis seriam utilizadas nas pequenas comunidades onde o acesso ao serviço seja mais difícil.

Segundo Helena Rego, o SEBRAE trabalha com a expectativa de que todas as medidas de incentivo à inserção da assinatura eletrônica no mercado, estimado em cerca de três milhões de microempresas e empresas de pequeno porte, somente estará concluído em 2010.

Helena Rego participou nesta terça-feira, 30/10, de painel sobre o Simples Nacional no 5º!CertForum - Fórum de Certificação Digital, promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, evento que acontece em Brasília, até o dia 31 de outubro.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página