Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > 5ºCertForum: Gemalto agrega certificado digital aos smart cards
Início do conteúdo da página

5ºCertForum: Gemalto agrega certificado digital aos smart cards

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2007, 14h24

31.10.2007 |CONVERGÊNCIA DIGITAL  | Editoria: Gestão  | Assunto: CertForum


A Gemalto trouxe para o o 5º !CertForum - Fórum de Certificação Digital, que termina nesta quinta-feira (1º/11), a sua tecnologia que agrega a assinatura digital da ICP Brasil aos smart cards. A empresa aposta numa virada de posição das instituições financeiras, que ainda resistem em investir em soluções de segurança para oferecer maior comodidade nas transações bancárias.

Segundo o Gerente de Marketing Banking & Security Latin América da Gemalto, Ricardo Pareja, as instituições podem aproveitar a atual migração dos cartões de tarja magnética para os cartões inteligentes EMV (Europay Mastercard Visa). "Os cartões com chip permitem oferecer diversas aplicações pelo alto nível de segurança e capacidade de memória", comenta.

Pareja entende que se os bancos já entregam cartões com chip, o momento é ideal para se adicionar uma terceira aplicação, que seria o certificado digital. "Se pensarmos em quanto tempo, dinheiro e pessoal são, hoje, empregadospelas instituições financeiras para gerir toda a cadeia de assinatura de contratos de prestação de serviços no país, podemos imaginar como a incorporação da assinatura digital nos smart cards bancários poderá impactar positivamente", disse o executivo.

Para ele, a adoção dessa tecnologia será benéfica para o correntista, que prefere se relacionar com o banco de modo digital, a qualquer hora e em qualquer lugar, assim como, para os bancos que poderão utilizar esta solução para facilitar ainda mais a adesão a novos serviços. "A economia que eles terão ao tirar o cliente da agência pagará o investimento", afirmou.

A solução da Gemalto, que permite inserir nos cartões com chip a assinatura digital, também abre a possibilidade das instituições agregarem diversas funcionalidade, tais como os planos de saúde, que atualmente, também são ofertados pelas holdings de muitas instituições.

Hoje, todo o processo de reembolso dos planos de saúde ocorre manualmente, com a assinatura do paciente em um formulário do plano. Se esse formulário fosse digitalizado e o paciente pudesse usar o seu cartão da instituição financeira com a sua assinatura digital para autenticar a transação, todo o processo seria agilizado, sem contar com a redução de custos.

“O Brasil é hoje um dos países mais avançados no que tange a normatização da certificação digital. Precisamos agora fomentar aplicações que permitam a disseminação dessa tecnologia, avaliando os impactos positivos para os correntistas, bancos e meio ambiente”, conclui Pareja.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página