Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Certificação digital é essencial para beneficiários da Previdência Social, diz ministro
Início do conteúdo da página

Certificação digital é essencial para beneficiários da Previdência Social, diz ministro

Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2007, 10h22

04.12.2007 |  AGÊNCIA BRASIL | Editoria: Últimas Notícias | Assunto: certificação digital

Deborah Souza

Convênio na área de certificação digital firmado hoje (4) entre o Ministério da Previdência Social e a Caixa Econômica Federal permitirá mais segurança nos processos e agilidade serviços aos beneficiários.O convênio foi assinado pelo ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, durante a 23ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Presidência Social (Conaprev), em Brasília.“A certificação digital é essencial para os segurados. Ter um processo que possa agilizar, dar segurança e transparência é importantíssimo para dar garantia aos segurados”, disse Luiz Marinho, em entrevista à Agência Brasil.A certificação digital é uma identidade para o mundo virtual, que possibilita segurança às pessoas que vão utilizar serviços como movimentação de conta corrente, ou assinar contratos, pela internet.O superintendente nacional da Caixa, Delfino de Souza, explicou que a certificação digital apresenta três funções básicas. A primeira é a identificação da pessoa, na página da internet que se encontra o serviço desejado.A segunda é a possibilidade de fazer a assinatura digital, com reconhecimento legal e, por último, a garantia de sigilo das informações, tanto fiscais, quanto bancárias.“O convênio que nós estamos propondo é para que todos os institutos de Previdência e todos os gestores da Previdência nos municípios possam automatizar os processos e usar a certificação digital para impor maior segurança e poder estender todo o serviço via internet”, disse Souza.Para o superintendente da Caixa, esse novo sistema de serviços vai reduzir o custo nacional, o trâmite burocrático e melhorar o atendimento como um todo. “Isso é trazer a modernidade a um segmento bastante essencial para a sociedade brasileira.”O convênio também prevê o treinamento e capacitação para que os funcionários da Previdência Social emitam certificação digital e disponibilizem informações.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página