Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > ITI e Câmara-e.net realizam 6ª edição do !CertForum em Brasília para discutir certificação digital
Início do conteúdo da página

ITI e Câmara-e.net realizam 6ª edição do !CertForum em Brasília para discutir certificação digital

Publicado: Quinta, 30 de Outubro de 2008, 00h00

29.10.2008 | REVISTA TIC BRASIL | Editoria: Debate | Assunto: 6º !CertForum

Após reunir mais de 600 participantes em São Paulo e contar com a presença de importantes nomes da Certificação Digital no Brasil, o 6º !CertForum terá sua principal etapa nos dias 04, 05 e 06 de novembro, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e pela Câmara-e.net. Segundo informou à TIC Mercado o presidente do ITI, Renato Martini, o evento é uma oportunidade para que os profissionais de Tecnologia da Informação, gestores de políticas públicas, de processos e a sociedade em geral possam conhecer e entender os benefícios oferecidos pela Certificação Digital. Na etapa de São Paulo, foram debatidos assuntos relativos à aplicação e massificação da Certificação Digital no Brasil.

Na etapa de Brasília serão discutidos temas relacionados aos reflexos sociais gerados pela Certificação Digital, o desenvolvimento e o uso da ferramenta em processos de gerenciamento eletrônico de documentos, entre outros. O 6º. !CertForum conta com a ampliação dos debates com grupos de especialistas e formadores de opinião das mais diferentes áreas da economia brasileira. A pauta do evento contempla depoimentos de casos de sucesso, mesas de debate, palestras para segmentos e mini-cursos.

“Este ano, além dos painéis com a apresentação dos casos de sucesso, haverá mesas de debates para temas, como a identidade eletrônica, certificado de atributo e datação eletrônica. Também serão realizados mini-eventos para segmentos específicos, como os médicos, contadores, advogados, cartórios, entre outros, de forma a apresentar questões para esses setores. Outra parte que atrai um público mais técnico são os cursos para apresentar questões, como o desenvolvimento de soluções com o uso da certificação digital, a estruturação e administração de procedimentos da Gestão Eletrônica de Documentos (GED), entre outros”, explicou Martini.

Segundo o presidente do TI, uma das novidades da 6ª edição é a divisão dos dias em áreas de concentração. “Isso significa que, se um executivo não puder estar presente nos três dias do evento, poderá optar pelo dia que mais lhe interessar. As principais áreas foram subdivididas da seguinte forma: na terça-feira (04) – o foco é o Legislativo e Judiciário; na quarta-feira (05) - Contabilidade e Fisco; e quinta-feira (06) - Políticas Públicas e Digitais / Seguradoras / Bancos. Durante esses dias, serão discutidos diversos temas, entre eles: a certificação digital no âmbito da Justiça Eleitoral; inovações tecnológicas na prestação jurisdicional; o uso do Carimbo do Tempo em processos jurídicos eletrônicos; Nota Fiscal Eletrônica; certificação para micro e pequenas empresas; comercio eletrônico e a certificação digital; e automação de processos”, informou. Ainda haverá palestras internacionais com a apresentação do estado da arte da certificação em países como Portugal e França, além de painel com o tema da certificação digital no Mercosul.

No primeiro dia do evento, o 6° !CertForum contará com a presença de renomados advogados, que apresentarão as experiências e benefícios da implementação da Certificação Digital no processo judicial. No segundo dia haverá mesas de diálogo para os profissionais da área de contabilidade, com o objetivo de debater sobre as demandas do setor. Será apresentado e comentado o processo de implementação da Certificação Digital nas empresas de contabilidade, bem como a importância e os benefícios da implementação. Por fim, no terceiro dia, será destacada a pauta de Certificação Digital relacionada às políticas públicas e digitais, seguradoras e bancos, além do desenvolvimento de aplicações utilizando o Carimbo do Tempo.

Certificação Digital

A utilização das certificações digitais por corporações ou internautas torna mais seguro o tráfego de informações pela rede. Renato Martini reforçou as funções da certificação digital, arquivo eletrônico que acompanha um documento com uma assinatura digital e cujo conteúdo é criptografado, ou seja, escrito em cifras e que só pode ser decodificado após um reprocessamento do receptor. “Os benefícios são muitos, entre eles estão as transações via internet de forma segura, com identificação do autor e reconhecimento jurídico. Com esses atributos ligados à segurança, fica mais fácil a prática de comércio eletrônico, a assinatura de contratos via web, a desmaterialização de processos administrativos, entre tantas outras ações surgidas na sociedade da informação”, frisou.

Martini falou ainda do atual cenário da certificação digital no Brasil e o que o governo vem fazendo para expandir a prática. “A certificação digital tem crescido de forma significativa nos últimos anos, na área privada e no setor público. Para se ter uma idéia, nos últimos dois anos e meio, houve um crescimento de 52% na quantidade de autoridades certificadoras (ACs) e de 120% de autoridades de registro (ARs). Já os postos de identificação saltaram para quase mil unidades de atendimento direto ao cidadão. Essa ampliação da infra-estrutura, comportou um aumento ainda mais significativo de certificados digitais emitidos. Passou-se de um patamar, de pouco mais de 50 mil certificados, para mais de 1 milhão”, revelou. “Assim, o ITI, além de manter e dar segurança para que a infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) funcione, realiza ações, como o !CertForum que já tem mais de 1.400 inscritos, para conscientizar sobre os benefícios de seu uso e dirimir eventuais dúvidas”.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página