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OAB/AC inicia o processo de certificação digital

Publicado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2009, 09h22

04.02.2009 
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Acre, junto com a Certising, empresa certificadora credenciada pelo CFOAB, deu início ontem ao processo de Certificação Digital para os advogados e estagiários acreanos. O Estado é um dos pioneiros na implantação do sistema.

A partir de agora, todos os inscritos na OAB/AC (advogados e estagiários) que estiverem em dia com suas anuidades perante a Ordem e que possuírem o novo cartão de identidade profissional, poderão realizar o procedimento de Certificação Digital.

Para obter a Certificação é necessário um pré-cadastro no site da OAB/AC. Após a realização deste procedimento, o advogado deve comparecer na Sala do Advogado do Fórum Barão do Rio Branco e junto com o seu novo cartão de identidade profissional, implantar os dados da Certificação Digital no chip do cartão. Junto com a Certificação, é necessária a obtenção de um leitor óptico do cartão. O processo de implantação das informações no chip dura aproximadamente 40 minutos.

Com a Certificação Digital o advogado terá uma qualificada gama de serviços que podem ser realizados on-line. É uma melhoria na vida do profissional, que poderá realizar diversos procedimentos pela internet, como, por exemplo, peticionar, receber intimações (o prazo para o peticionamento vai até as 24 horas e não mais até as 18 horas), dentre outras inúmeras vantagens.

É uma inovação que está chegando para os advogados e estagiários acreanos. A tecnologia avançada à disposição dos profissionais é mais um benefício do CFOAB em parceria com a OAB/AC, destacou o presidente da Seccional Acre, Florindo Poersch.

Os benefícios práticos do Certificado Digital para os advogados são diversos, entre eles a identificação do advogado perante os órgãos jurídicos, como profissional inscrito na Ordem, e a possibilidade da prática de atos sem a utilização de papel, em meio eletrônico. O advogado, o Judiciário e os clientes ganham dinamismo, rapidez e economia, com a adoção do Certificado Digital. Há uma tendência evidente no sentido de que os órgãos do Poder Judiciário ampliem rapidamente as práticas processuais para o uso da Certificação Digital, oferecendo agilidade nos processos e grande comodidade aos advogados. Para se ter uma idéia, até o dia 31 de julho de 2009, todos os processos judiciais e administrativos em papel que tramitam no Superior Tribunal de Justiça serão substituídos por arquivos digitalizados. Até lá, serão digitalizadas cerca de 150 milhões páginas de 450 mil processos.

É uma ferramenta que vai facilitar a vida profissional dos advogados, uma vez que, quando estiver em pleno funcionamento, eles não precisarão mais se deslocar do escritório para a realização de atividades. Estamos na era da tecnologia e os advogados estão colhendo os frutos das inovações da informática”, ressaltou o presidente da OAB/AC, Florindo Poersch. (Assecom OAB/AC)

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