Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Banrisul na ponta dos dedos
Início do conteúdo da página

Banrisul na ponta dos dedos

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2009, 09h01

06.07.2009 | 
 
No primeiro trimestre deste ano, o Banrisul investiu R$ 42,5 milhões em hardwares, softwares e manutenção de bens. O valor, quase 40% do lucro líquido consolidado no período, dimensiona a importância que o banco tem dado à tecnologia da informação. Como reconhecimento a investimentos como estes, o Banrisul recebeu três prêmios no Congresso Internacional de Automação Bancária (Ciab 200), o maior evento de TI das instituições financeiras da América Latina, realizado em São Paulo entre 17 e 19 de junho.

Como usar fazer com que as pessoas utilizem tecnologia no sistema bancário foi o mote do 2º Fórum Internacional de TI Banrisul, que aconteceu juntamente com uma das etapas do 7º CertForum (Fórum de Certificação Digital) nesta quinta-feira em Porto Alegre. O fórum teve a a participação de representantes do Tribunal de Justiça-RS; Tribunal Regional Federal; Polícia Federal; Febraban; Receita Federal e Estadual; Caixa Econômica Federal e empresas de TI.

"Buscamos a inclusão das pessoas no mundo moderno, com acesso a serviços públicos de qualidade e com tecnologia", afirmou Fernando Lemos, presidente do Banrisul, na abertura do evento. Segundo ele, 87% das transações feitas pelo banco gaúcho já acontecem por meios eletrônicos.

Renato Martini, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), entidade co-organizadora do evento, destacou a importância da "substituição do papel pelo meio eletrônico". Para Martini, os investimentos em TI que vêm sendo feitos fazem parte do que ele chamou de processo revolucionário. "É o fim do uso do papel, um hábito milenar. Isso causa uma transformação importante na vida das pessoas, tanto social quanto economicamente", afirmou Martini para um público estimado em 1.500 pessoas.

Entre as tecnologias que o Banrisul já emprega, está a assinatura digital, que é autenticada pela Autoridade Certificadora do Estado do Rio Grande do Sul (ACRS).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página