Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Projudi do Paraná só com certificado digital
Início do conteúdo da página

Projudi do Paraná só com certificado digital

Publicado: Sexta, 30 de Outubro de 2009, 10h08

30.10.2009 
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação 30 de outubro de 2009

A partir da próxima quarta-feira (04/11), o Tribunal de Justiça do Paraná – TJPR passa a receber processos eletrônicos somente com assinatura digital emitida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil. O Tribunal informou que os advogados cadastrados no sistema Projudi (Processo Judicial Digital) só poderão acessá-lo por meio de um procedimento simplificado até a próxima terça-feira (3/11).

Atualmente, as 38 comarcas de juizados especiais no Paraná já estão operando virtualmente no sistema Projudi. Desde do início de agosto, os novos cadastros no sistema estão sendo feito somente com certificação digital. Atualmente, existem 5.800 advogados cadastrados que deverão adquirir o Certificado Digital no modelo A3, para continuar usando o Projudi, dando segurança e permitindo aferir a autoria e a integridade do documento.

Sistema Projudi

O Projudi (Processo Judicial Digital) é um software voltado a web que oferece um meio digital para a tramitação de processos judiciais eletrônicos. Com ele todos as partes envolvidas no processo judicial podem atuar no processo de forma eletrônica e segura. O sistema autentica todos os usuários e ainda criptografa os dados trafegados.

As vantagens são inúmeras, tanto para o Judiciário quanto para a população. Os processos ficam acessíveis na internet a todas as partes envolvidas e disponíveis a qualquer hora do dia. Por meio do nome de usuário e da senha de acesso, os advogados podem fazer petições, protocolar documentos e acompanhar os processos; e o juiz responsável pode despachar diretamente no sistema. Os envolvidos também podem consultar todas as etapas do trâmite processual. Desse modo, é possível acessar o processo de qualquer lugar, simultaneamente com outras pessoas. Basta se cadastrar. Isso proporciona maior agilidade, transparência e rapidez no trâmite judicial.

Com informações do sítio: http://portal.tjpr.jus.br/web/di/orientacoes_projudi

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página