Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Parceria torna Internet Explorer compatível com ICP-Brasil
Início do conteúdo da página

Parceria torna Internet Explorer compatível com ICP-Brasil

Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2009, 13h11

26.11.2009  
Acordo entre Microsoft e ITI permitirá ao browser usar o certificado digital para autenticar sites e vale a partir de dezembro.

Um acordo de cooperação técnica entre Microsoft e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), fechado na quarta-feira (25/11), vai reforçar a segurança das transações realizadas na internet. Pela parceria, a navegação com o browser Internet Explorer passará a ser autenticada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) - certificado digital que garante a autenticidade de websites.

A certificação brasileira será incluída no Vista e no Windows XP a partir do próximo pacote de atualização mensal (Patch Tuesday), que sairá em dezembro deste ano. Assim, ao baixar o patche para o sistema operacional da Microsoft, o usuário já passará a se beneficiar do recurso de segurança, informa o diretor presidente do ITI, Renato Martini.

A ITI já tinha um acordo com a Microsoft para que a certificação ICP-Brasil fizesse parte do Windows e de outros programas, o qual expirou recentemente. Com a renovação da da parceria, a mesma passa a valer por mais três anos.

Para o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, o acordo dá ao usuário a garantia de um reconhecimento facilitado dos serviços e espaços seguros na internet. O reforço da segurança será útil principalmente para usuários que fazem transações financeiras pela internet e compras online.

Martini conta que na hora de acessar um site, muitos visualizam mensagens informando erro de segurança no certificado da página e perguntam se o usuário quer continuar. O que leva vários internautas a fechar o site sem concluir a transação. Com a inclusão da ICP-Brasil, esse problema não deve acontecer garante o presidente do ITI.

O ITI negocia acordo no mesmo modelo para levar a certificação ICP-Brasil para outros navegadores. O órgão está em conversação com a Mozilla para incluir a tecnologia no Firefox. Há também a intenção de fechar acordo com o Google para levar o certificado brasileiro para o Chrome.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página