Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > ITI fecham acordo de cooperação para facilitar a navegação
Início do conteúdo da página

ITI fecham acordo de cooperação para facilitar a navegação

Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2009, 08h31

26.11.2009 | Microsoft e ITI fecham acordo de cooperação para facilitar a navegação em sites seguros

Usuários do Internet Explorer 8 e softwares da plataforma Microsoft agora contam com autenticação de segurança automática do ICP-Brasil na navegação em sites da Internet

A Microsoft e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI firmaram hoje um acordo de cooperação técnica que beneficiará todos os usuários da plataforma Windows e Internet Explorer no acesso a recursos e sites seguros da Internet. A partir de agora, a Microsoft passa a distribuir, em todos os seus softwares, a cadeia de certificação da ICP-Brasil (certificado digital que garante a autenticidade de websites), permitindo que essa identificação seja feita de forma automática. O resultado facilitará a navegação e o uso de serviços prestados via Internet em sites seguros.

“A empresa Microsoft possui um importante contingente de usuários de seus aplicativos, assim, trata-se de um passo relevante para facilitar a vida do internauta. Eles foram os primeiros a implementar a mudança, mas já estamos em tratativas para que isso seja realidade também nos navegadores das outras plataformas existentes¨, explicou o diretor presidente do ITI, Renato Martini.

O acordo, que terá vigência inicial de três anos, foi oficializado às 11h de hoje em Brasília pelo Diretor Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Renato Martini, e pelo Presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, com cerimônia de assinatura na presença do Comitê Gestor da ICP-Brasil, composto por membros do governo, da sociedade civil e da academia.

"A Microsoft se dedica em tempo integral para oferecer uma experiência, cada vez melhor, para o usuário dos nossos softwares tanto nos computadores quanto na Internet”, afirma Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil “Com o acordo que assinamos hoje, trazemos para o usuário a garantia de um reconhecimento facilitado dos serviços e espaços seguros na Internet. Estamos satisfeitos por sermos pioneiros nessa oferta”.

O acordo impacta diretamente a experiência dos usuários dos softwares Microsoft, em particular o Internet Explorer 8, no acesso a sites de comércio eletrônico e no uso de serviços bancários na Internet. Hoje diversos sites na web utilizam os certificados da ICP Brasil, sejam bancos, lojas virtuais, ou outras empresas de comércio eletrônico. Com a chegada do fim de ano, período em que as compras em geral e na web ficam aquecidas, os consumidores terão uma navegação ágil e segura para compras online. Além disso, todo sistema de pagamento brasileiro está fundamentado nos certificados da ICP Brasil para garantia da autenticidade de transações como TEDs e outras. Assim, o reconhecimento automático acelera e assegura o uso de recursos de Internet Banking.

No ambiente corporativo, estabelecimentos comerciais também se beneficiam do reconhecimento automático viabilizado pelo acordo, já que documentos como Nota Fiscal Eletrônica também utilizam os certificados da ICP-Brasil.

Entenda a experiência do usuário hoje

Na hora de acessar um site, aparece a imagem abaixo e o usuário fica inseguro ao acessar e, se escolher continuar, precisa clicar na opção “Continuar nesse site (não recomendado) e correr o risco.”

imagem.jpeg Entenda o processo

Quando o cadeado mostrado no canto direito inferior da figura abaixo esta fechado significa que a página é segura, ou seja, a página acessada é quem diz ser, não tendo sido alvo de uma fraude. Se o internauta estiver usando o Internet Explorer (software da Microsoft), e o certificado usado na página for da ICP-Brasil, será mostrada uma mensagem de que o site é ¨confiável¨ ou ¨seguro¨.

imagem1.jpeg

Mudanças para o usuário

A partir do momento que o usuário acessar um site ou algum recurso que faça uso da nova Raiz ICP-Brasil, o Windows irá instalá-la na maquina de forma automática e transparente, como acontece hoje com qualquer outro certificado Raiz suportado pela Microsoft.

Sobre a Microsoft Brasil – Fundada em 1989, a Microsoft Brasil gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos seis anos, a empresa investiu mais de R$ 100 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 107 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação. Com um modelo baseado em inovação, a Microsoft investe no desenvolvimento e integração de tecnologias que capacitam pessoas e empresas a atingirem seu potencial pleno.

Sobre o ITI - O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI é uma autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, cujo objetivo é manter a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, sendo a primeira autoridade da cadeia de certificação – AC Raiz. Compete ainda ao ITI estimular e articular projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico voltado à ampliação da cidadania digital.

Atualmente, o Brasil possui uma infraestrutura pública, mantida e auditada pelo ITI que segue regras de funcionamento estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. O certificado digital emitido na cadeia da ICP-Brasil, além de personificar o cidadão na rede mundial de computadores, garante, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados com seu uso. Além disso, o certificado digital é usado em páginas da internet para garantir a autenticidade e a segurança dos sítios. Agenda:
Assunto: Assinatura de acordo de cooperação ITI e Microsoft
Dia: 25/11/2009
Hora: 11h
Local: Ministério da Agricultura – Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Auditório Térreo Entrada Privativa do Ministro



registrado em: ,
Fim do conteúdo da página