Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Evento do Software Público em Brasília recebe destaque da comunidade de Software Livre
Início do conteúdo da página

Evento do Software Público em Brasília recebe destaque da comunidade de Software Livre

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2009, 15h04

16.12.2009

evento software





No final de outubro, Brasília hospedou o maior evento de tecnologia da informação já realizado para os municípios brasileiros, tendo como base software livre. O Encontro de Tecnologia da Informação para os Municípios Brasileiros foi realizado de forma conjunta e complementar ao Encontro Nacional do Software Público, no Centro de Convenções Brasil 21. Foram cerca de 100 atividades distribuídas em quatro dias, incluindo palestras, oficinas práticas e encontros de comunidade.

Encontro de Tecnologia da Informação para os Municípios Brasileiros


O encontro dedicado a gestão de prefeituras ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro e teve como destaque o lançamento do software público de gestão municipal e-Cidade. Para Rogério Santanna, Secretário de Logística a Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, "a solução de gestão municipal disponibilizada para as prefeituras vai gerar um conjunto de oportunidades para o mercado de tecnologia da informação no país".

O e-Cidade já é utilizado na cidade de Arapiraca, em Alagoas, e em mais de 10 cidades no estado do Rio Grande do Sul. "Atualmente aproximadamente 73% dos 5.400 municípios do país tem estrutura de TI precária" descreveu Sérgio Rosa, Diretor da Cobra Tecnologia, durante a abertura do evento. "Hoje temos um marco: o e-Cidade proporciona liberdade aos municípios brasileiros. A gestão pública de municípios se lembrará deste dia".

Na abertura também foram lançados os softwares: PW3270, pelo Banco do Brasil, e o MDArte, pela Marinha. Na mesa de abertura foi anunciado o lançamento de outras soluções, como o caso do sistema João-de-Barro, que será disponibilizado em breve pelo ITI. "Não vai ser nenhum cacique, pajé... mas quem sabe um indiozinho", descreveu Renato Martini, diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, comparando o lançamento do João-de-Barro ao sucesso do sistema de inventário CACIC, primeiro software público brasileiro.



Destaques da Abertura dos dois Eventos


Para Olavo Noleto, da Presidência da República, o evento para municípios foi histórico. "Temos uma agenda positiva aqui neste encontro. Estamos trazendo os municípios para Brasília na intenção de apresentar um conjunto de soluções livres que poderão ser utilizadas de imediato pelas prefeituras brasileiras”, reforçou Olavo.

Em debate sobre o e-Cidade estavam presentes mais de 500 pessoas, que discutiram não apenas sobre a solução, mas também sobre a política de implantação do sistema em prefeituras municipais. Alguns representantes de prefeituras defenderam a necessidade do governo federal implantar e dar suporte, enquanto outros consideraram que o mercado privado deveria prestar serviços na área. Corinto Meffe, coordenador do Portal do Software Público [1], reforçou que a oferta do e-Cidade se configura como mais uma alternativa de uso para os municípios. Uma alternativa que atende tanto a liderança do setor público como também a serviços prestados pelo mercado privado.

Na área de saúde, foi apresentada a solução !InVesalius [2] que está sendo extendida para atender de melhor forma hospitais públicos. Dentre as discussões sobre o tema de software livre para saúde também foram mencionadas as soluções !Hospub e !HospLivre.

Durante o encontro dos municípios também foram apresentados temas como financiamento público para iniciativas de tecnologia da informação pelo BNDES, FINEP e PNAFM, e também os casos de sucesso de cidades de Dourados, Arapiraca, São Gonçalo e Piraí.

O site 4CMBr [3] permitiu avaliar a demanda de prefeituras em TI e estimulou a organização do evento. Segundo Paulo Coelho, presidente da PRODERJ e Conselheiro da ABEP, este portal pioneiro "permite acesso às cidades mais distantes, sendo uma forma eficaz de comunicação em rede para o setor público". Mais informações sobre as iniciativas de software livre voltadas a municípios podem ser lidas e discutidas pelo site.

Encontro Nacional do Software Público


Durante o evento geral sobre software público, realizado entre os dias 29 e 30 de outubro, foram reconhecidos esforços de colaboradores que se destacaram no desenvolvimento dos softwares livres disponíveis no Portal do Software Público. Adriano Vieira (CACIC), Eriksen Costa (i-Educar), Paulo Francisco Slomp (Pandorga), Ana Nunes (I3GEO) e Sérgio Graças (Linux Educacional) foram premiados durante a abertura, com notebooks e televisões LCD por meio do III Prêmio Ação Coletiva, organizado pela ONG ATA e patrocinado pela Intel.

Juntamente, foram realizadas quatro conferências: !CACIC, !KyaPanel, !OpenACS e !BrOffice. A conferência do OpenACS reuniu não apenas desenvolvedores brasileiros, mas também dois convidados internacionais. Já a Conferência do CACIC contou com a presença de mais de 100 pessoas. Segundo Marcio Sena, da Dataprev, foi uma das maiores conferências já realizadas de um software livre nacional.

Eventos das Comunidades


Dentre as oficinas, rodadas de compartilhamento, palestras e encontros relacionados aos mais de 30 softwares disponíveis no Portal do Software Público, as soluções da área educacional atraíram atenção especial do público: i-Educar [4], Pandorga [4], Amadeus (descrito nesta edição), e-Proinfo e Linux Educacional [5].

A palestra relacionada ao Ginga [6], middleware para criação de aplicativos de TV Digital, manifestou a curiosidade entre participantes das cidades mais remotas que somente "ouviram falar" da TV Digital.



Ambiente dedicado à qualidade de software


Uma importante conquista durante o encontro foi o lançamento do Grupo de Interesse 5CQualiBr [7], para a discussão de metodologias para melhorar a qualidade não apenas dos próprios softwares públicos, mas também do processo de desenvolvimento de software livre em geral. O projeto foi financiado pela FINEP/MCT e é executado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI).

Segundo Jarbas Cardoso, coordenador do projeto, o lançamento do Grupo de Interesse relacionado a qualidade vai possibilitar que o conhecimento acumulado na academia e dos especialistas da área estejam acessíveis a qualquer cidadão e organização, agregando experiências práticas de metodologias já aplicadas no desenvolvimento dos softwares disponíveis no Portal do Software Público. “A intenção é criar uma grande comunidade para debater o tema de qualidade de software no Brasil”, complementou Jarbas.

O evento consolidou o segundo ano do Portal do Software Público, que hoje reúne 34 soluções, 56.000 pessoas, mais de 30 instituições parceiras e busca auxiliar na estruturação econômica, social e política do software livre no Brasil.

Mais informações:
[1] Portal do Software Público [www.softwarepublico.gov.br]
[2] Revista Espírito Livre # 03 (Junho de 2009)
[3] Portal 4CMBr [www.softwarepublico.gov.br/4cmbr]
[4] Revista Espírito Livre # 06 (Setembro de 2009)
[5] Revista Espírito Livre # 05 (Agosto de 2009)
[6] Revista Espírito Livre # 04 (Julho de 2009)
[7] Portal 5CQualiBr [www.softwarepublico.gov.br/5cqualibr]

() Notícia Publicada na edição 7 da Revista Espírito Livre




registrado em: ,
Fim do conteúdo da página